Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Cerco

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (09)

Painel da Folha de São Paulo | 09/02/2024, 11:51 11:51 h | Atualizado em 09/02/2024, 11:51

Imagem ilustrativa da imagem Cerco
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto foi preso por porte ilegal de arma de fogo em uma operação da Polícia Federal |  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O envolvimento de dirigentes do PL no plano golpista apontado pela Polícia Federal aumentou a pressão pela responsabilização da legenda. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defende que a Procuradoria-Geral da República investigue eventual participação da sigla de Bolsonaro na tentativa de golpe.

Com base no que for constatado, poderá haver pedido de cassação do registro partidário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Precisamos ter as informações. Com o resultado da investigação analisaremos as medidas a serem tomadas”, diz.

Fim de feira

No PL, o sentimento é de que o cerco se fechou sobre Bolsonaro, com prisão iminente do ex-presidente. E há o risco real, segundo parlamentares, de cassação do partido. “Eu a essa altura já até acho que a intenção dele [Alexandre de Moraes] é extinguir o partido. Não duvido se ele chegar a esse ponto”, diz o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Profeta 1

Preso pela PF, o ex-assessor internacional da Presidência Filipe Martins disse em 2019 que era preciso “ganhar a batalha” entre as Forças Armadas. Em um raro discurso público, na conferência Conservative Political Action Conference (Cpac) em São Paulo, ele também previu que poderia ser preso, caso Bolsonaro deixasse o poder.

Profeta 2

“Existem órgãos concentrados em criminalizar nosso pessoal, enquanto outros abrem investigações ilegais para levar inocentes à cadeia, onde não merecemos estar”, disse a uma plateia de cerca de 2.000 pessoas. “Pensem só no que vai acontecer com cada um de nós caso nosso presidente seja tirado do poder”, afirmou.

Agora tudo se encaixa

O general Braga Netto estava em plena discussão dos detalhes do golpe quando disse a enigmática frase “não percam a fé” para apoiadores de Bolsonaro no cercadinho do Alvorada, de acordo com cronograma divulgado pela PF. A fala ocorreu em 18 de novembro, véspera da reunião que tratou da redação da minuta de um decreto que anularia as eleições.

Honra ao mérito

Um dos alvos da PF, o padre José Eduardo de Oliveira foi homenageado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em 2016, quando era vereador. Nunes justificou a concessão da salva de prata, maior honraria da Câmara Municipal, pela atuação do religioso contra a chamada “ideologia de gênero”.

Tô fora

Uma fala de Bolsonaro divulgada pela PF em que ele sugere que tentaria apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para uma nota contra o sistema eleitoral foi considerada um “devaneio” pelo presidente da instituição, Beto Simonetti. “Essa fala é um acinte a todo trabalho e empenho da OAB durante as eleições presidenciais. Fomos a primeira entidade a afirmar a lisura do pleito, atestando a inviolabilidade das urnas eletrônicas”.

Tipo exportação

Parlamentares de oposição ao governo Lula cogitam enviar uma comitiva à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, em Washington (Estados Unidos), para denunciar "excessos" do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ideia ganhou força com a operação da PF que investiga uma tentativa de golpe. Seria a segunda viagem com esse propósito -a primeira ocorreu em julho, quando foi entregue um dossiê à missão do Brasil na ONU.

RSVP

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, confirmou à tesoureira do PT, Gleide Andrade, presença no jantar de aniversário do partido, marcado a princípio para 20 de março em Brasília. Ela se dispôs a ajudar na organização da parte cultural do evento. A expectativa é que Janja vá com Lula ao evento, que todos os anos arrecada fundos para a legenda. Os valores do convites ainda serão definidos.

061

De volta à advocacia, o ex-secretário nacional de Justiça Augusto Botelho vai abrir um escritório em Brasília, além do que já tem em São Paulo. Ele pretende acompanhar mais de perto a tramitação de casos de clientes em tribunais superiores.

Reação

Presidente nacional do Psol, Paula Coradi, rebate Baleia Rossi (MDB), que criticou o fato de Guilherme Boulos (Psol) querer trazer Lula (PT) para a campanha municipal de São Paulo. “[Baleia] é o mentor político do pior prefeito da história da cidade e demonstra o desespero por se ver na obrigação de defender a candidatura e, principalmente, a fracassada administração do omisso Ricardo Nunes”, diz.

In memoriam

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia de São Paulo aprovou projeto que determina que celulares apreendidos em presídios sejam destinados a desempregados, preferencialmente os que estão em situação de rua. O projeto é do ex-deputado Campos Machado, que morreu em janeiro.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: