Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Cartada final

Coluna foi publicada no domingo (09)

Painel da Folha de São Paulo | 10/06/2024, 12:04 12:04 h | Atualizado em 10/06/2024, 12:04

Imagem ilustrativa da imagem Cartada final
Aliados do prefeito Ricardo Nunes dizem que Tarcísio de Freitas é a última esperança para demover Jair Bolsonaro da intenção de forçar a indicação do ex-coronel da Rota Ricardo de Mello Araújo (PL) para vice na disputa em Dão Paulo |  Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Aliados do prefeito Ricardo Nunes (MDB) dizem que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é a última esperança para demover Jair Bolsonaro (PL) da intenção de forçar a indicação do ex-coronel da Rota Ricardo de Mello Araújo (PL) para vice na disputa em São Paulo. Eles avaliam que Araújo é um nome pesado, alinhado ao bolsonarismo mais radical, e que, devido à sua vinculação às forças de segurança, traria dificuldade para a campanha, especialmente em regiões periféricas da capital.

Pensa bem...

A avaliação no núcleo mais próximo de Nunes é que Tarcísio é sensível aos argumentos e está disposto a ajudar no meio de campo com Bolsonaro. Aliados dos prefeito pretendem insistir que a prioridade deve ser vencer a eleição na capital, missão que se tornaria mais difícil com Mello Araújo na vaga de vice.

Neófito

A manifestação deste domingo (09) na Avenida Paulista que pede o impeachment de Lula (PT) está sendo organizada por um movimento recém-criado e praticamente desconhecido, o Liberdade, que se define como de direita, liberal, conservador e de “cidadãos de bem e de família”. Segundo Guilherme Sampaio, um dos organizadores, o grupo foi registrado no ano passado. A deputada Carla Zambelli (PL-SP) é uma das presenças confirmadas.

Afunila

O Psol abriu mão da pré-candidatura da deputada estadual Bella Gonçalves à Prefeitura de Belo Horizonte (MG) e vai apoiar o petista Rogério Correia. “A disputa em Belo Horizonte vem sendo liderada por candidatos de direita, e nós chegamos à conclusão de que nesse cenário não dá para a esquerda ficar muito fragmentada”, diz a presidente nacional do Psol, Paula Coradi.

Ponto de honra

Ministros de Lula começaram a fazer reuniões com os candidatos apoiados pelo presidente para prefeito de São Bernardo, seu berço político. O PT lançará o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. Na última sexta-feira (07), ele se encontrou com Jader Filho (Cidades), Sábado (08) foi vez de Silvio Almeida (Direitos Humanos). As agendas mostram como Lula colocou como prioridade vencer na cidade em que surgiu para a política, nos anos 1970.

Sinuca 1

A lista tríplice para uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode deixar Lula em uma enrascada, a depender dos indicados. Um nome que deve constar da relação é Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), apoiado por Flávio Dino e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Outro bem cotado é Carlos Brandão, também do TRF-1, apadrinhado por Nunes Marques. Escolher entre Bello e Brandão, portanto, será desagradar a alguma poderosa ala do STF.

Sinuca 2

Rogerio Favretto, do TRF-4, vem sendo bastante citado. Próximo de lideranças do PT, foi o responsável por ter dado uma polêmica decisão que soltou Lula em 2018, depois revogada. Caso o presidente o nomeie, poderá ser acusado de aparelhar o STJ. A lista, formada por desembargadores a partir de pré-seleção do STJ, deve ser encaminhada a Lula ainda neste semestre para que o presidente faça sua escolha.

Amparo

O Governo do Pará inaugurou um Centro Especializado em Atendimento às Mulheres para acolher vítimas de violência doméstica na ilha de Marajó, que tem alguns dos índices mais altos de violência contra mulheres e gravidez precoce do país. O espaço, no município de Breves, tem estruturas para acolhimento, atendimento psicossocial e jurídico, além de encaminhar vítimas para estruturas de apoio.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: