Carona
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (27)
O governo Lula quer estender às eleições para conselhos tutelares o passe livre que prefeituras deram à população no pleito nacional do ano passado.
Em recomendação enviada aos municípios, o Ministério dos Direitos Humanos pediu que sejam adotadas medidas para viabilizar transporte gratuito no próximo domingo na escolha dos representantes dos órgãos de defesa de crianças e adolescentes. Ele sugere ainda linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação.
Arena
Os Conselhos vêm se tornando novo palco de disputa entre esquerda e direita. No ano passado, o passe livre no dia da votação foi tema de polêmica e chegou ao STF. O ministro Luís Roberto Barroso liberou prefeituras e concessionárias a oferecer transporte público gratuito para a população no segundo turno, sem que elas corressem o risco de serem acusadas de crime eleitoral ou improbidade.
Novela
Há quase três meses travada no Senado, a indicação de Igor Roque para chefiar a Defensoria Pública da União só deve ser levada a plenário junto com a do escolhido pelo presidente Lula (PT) à PGR (Procuradoria-Geral da República), que ainda não tem data. A decisão é uma forma de o Senado passar recado a Lula. O nome de Roque não era o preferido da Casa.
Legado
O PSDB defende de maneira explícita bandeiras tradicionais do partido nas inserções de TV que começaram a ir ao ar ontem. Presidente da legenda, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, menciona nos vídeos ações e políticas implementadas por administrações do partido, como o Plano Real, o Enem, a vacinação de idosos contra a gripe e a privatização do sistema de telefonia.
Indireta
O Solidariedade confirmou na segunda apoio à reeleição de Ricardo Nunes (MDB), conforme antecipou o Painel. “Seguiremos apoiando um prefeito que trabalha de verdade, que tem um histórico de acordar cedo para trabalhar”, diz a legenda.
Contenção
A secretária-geral adjunta da ONU Mami Mizutori se reúne até sexta com membros do governo Lula (PT) para discutir medidas de prevenção a desastres climáticos, em especial a redução dos riscos em periferias. O mais recente deixou mais de 40 mortos no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.
Nada consta
O Ministério Público Estadual arquivou representação de parlamentares de esquerda contra o secretário estadual de Educação, Renato Feder, em razão da contratação da Multilaser, que ele fundou, pelo governo de SP. O promotor afirmou que as licitações vencidas pela empresa ocorreram antes de Feder assumir o cargo.
Frente ampla
Demitida da assessoria do Ministério da Igualdade Racial, Marcelle Decothé disse a um podcast no ano passado que o PT é um “partido tradicional, com muitos caras brancos na linha de frente”. “Neste momento estamos juntos, porque nosso objetivo é derrotar Bolsonaro, mas temos muitas diferenças”, afirmou.
Alerta
Ela falou ao podcast Brazil Unfiltered após visita aos EUA em julho promovida pelo Washington Brazil Office, quando teve contatos com políticos, líderes sindicais e ativistas americanos. Decothé viajou como representante do Instituto Marielle Franco, ao qual era ligada antes de ir para o governo. Outras 18 ONGs estiveram na delegação para denunciar as ameaças de Bolsonaro à democracia.
No ar
Pesquisa do Datafolha divulgada em agosto sobre torcidas não autoriza a conclusão de que a são-paulina seja “branca”, como disse a ex-assessora.
De acordo com o levantamento, 31% dos tricolores se declaram pertencentes à raça, contra 30% da população em geral. A margem de erro deste recorte é de sete pontos, o que não permite dizer se há diferença entre os torcedores do time e os brasileiros como um todo.
Barulho
O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), cancelou show do cantor Johnny Hooker na cidade após pressão nas redes sociais. Ele vinha sendo criticado por conservadores, que compartilharam vídeo de 2018 em que Hooker diz que “Jesus é travesti” e “Jesus é bicha”.
Na ocasião, o cantor reagia a uma tentativa de proibição da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que recria a história de Jesus como transexual.
Sustentável
O empresário Márcio Toledo, marido da ex-prefeita Marta Suplicy, assumirá a presidência da nova Associação Brasileira de Armazenamento de Energia (Armazene). A entidade reúne empresas de energia voltadas para descarbonização e transição energética no País.