Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Canja de galinha

| 16/08/2021, 09:52 09:52 h | Atualizado em 16/08/2021, 10:02

Para o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, as pesquisas iniciais que apontam que imunizantes possuem eficácia significativamente mais baixa contra a delta em relação a outras variantes do coronavírus mostram que ainda não podemos ter certeza de que o pior da pandemia já passou no Brasil. Lula, que é secretário de Saúde do Maranhão, afirma que “medidas de distanciamento social podem levar mais tempo do que o esperado, infelizmente”.

Despacito
Lula pede cautela e prudência. Ele faz referência ao recente estudo nference-Mayo Clinic, que comparou dados de eficácia da vacina da Pfizer em janeiro e em julho nos Estados Unidos.

Dados
No mês passado, com a variante delta já prevalente, a eficácia da Pfizer foi de 42%, contra 76% de janeiro, mostrou o estudo, que ainda é preliminar e não passou por revisão de pares.

Escudo
Os pesquisadores ressaltam que a vacina continua a ser eficiente na prevenção de casos graves e mortes por Covid-19. A transmissão comunitária da variante delta já foi identificada em diversos estados do Brasil.

In PG...
O cenário de Auxílio Brasil, PEC dos Precatórios, inflação nas alturas, está ajudando a consolidar junto a importantes parcelas do empresariado a impressão de que o governo vai acabar furando o teto.

... We trust?
O Executivo vem desorganizando as expectativas, e a imagem de Paulo Guedes está bastante arranhada, mesmo com quem até outro dia o defendia.

Alívio
A cúpula do PT viu com bons olhos o discurso da deputada Marília Arraes (PT-PE) em encontro com o ex-presidente Lula, ontem, em Pernambuco. Segundo participantes da reunião, a parlamentar disse que vai priorizar a disputa nacional contra qualquer rivalidade local.

Temporário?
Marília tentou se candidatar a governadora do estado em 2018, mas foi barrada pela direção do partido. A hipótese de ela querer disputar de novo o cargo gerou receio no PT de que ela poderia deixar o partido. Por isso a declaração da deputada foi celebrada entre petistas.

Calendário
Aliados de Geraldo Alckmin (PSDB-SP) dizem que ele deve se filiar antes de novembro ao PSD com o intuito de disputar de novo o governo paulista.

Contra a maré
Wallace Landim, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), que tem o apelido de Chorão, afirmou ao Painel que o movimento do cantor Sérgio Reis pode atrapalhar os caminhoneiros. Landim rechaça qualquer representatividade do sertanejo dentro da categoria.

Fique longe
O ex-deputado federal relacionou caminhoneiros com uma pauta que pede destituição de ministros do Supremo. Segundo o presidente da Abrava, uma das pautas do setor é o julgamento de três ações que questionam a constitucionalidade da tabela do frete.

Prioridades
“Nós precisamos destravar essas três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) que estão no Supremo. Estamos pedindo para que o STF as julgue. Isso (as manifestações) pode nos prejudicar”, afirmou o caminhoneiro ao Painel. Segundo Chorão, a Abrava tem cerca de 35 mil associados.

Me dê motivo
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse ao Painel não ver problema em que se peça investigação sobre um ministro do STF, mas avaliou que a decisão de Jair Bolsonaro de pedir impeachment de dois magistrados da corte configura sobretudo um gesto político.

Míopes
“Todos podem ser investigados, inclusive ministros do Supremo, mas Bolsonaro fez um gesto à sua base, que não enxerga um palmo à frente do nariz”, afirmou o senador. Bolsonaro disse que vai apresentar pedidos de impeachment contra Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes no Senado.

No lápis
Balanço da Defensoria Pública da União aponta que o órgão prestou 2,8 milhões de atendimentos de abril de 2020 até 12 de agosto, dos quais ao menos 630 mil foram a pessoas que tiveram problema para receber o auxílio emergencial na pandemia.

Tiroteio

“Barros, típico nome do centrão, não se preocupa com ideologias. Só quer agradar o presidente de plantão e ficar perto do cofre.” De Alessandro Vieira (Cidadania-SE), senador, sobre o líder do governo na Câmara ter dito que o TSE “pagará o preço” pela derrota do voto impresso.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: