Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Cadeira

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (08)

Painel da Folha de São Paulo | 08/07/2024, 12:56 h | Atualizado em 08/07/2024, 12:56

Imagem ilustrativa da imagem Cadeira
Plenário da Câmara dos Deputados: grupo de trabalho que analisa segundo PL da regulamentação da reforma tributária deve propor a obrigatoriedade de um mínimo de 30% de participação feminina na composição da diretoria-executiva do Comitê Gestor do IBS |  Foto: Zeca Ribeiro — 09/11/2023

O grupo de trabalho na Câmara que analisa o segundo projeto de lei da regulamentação da reforma tributária deve propor a obrigatoriedade de um mínimo de 30% de participação feminina na composição da diretoria-executiva do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). No texto original enviado pelo Executivo, ela é formada por dez diretorias, a geral e nove temáticas. A expectativa é que os deputados exijam esse percentual em todas as diretorias.

Vale o escrito

A proposta do governo também diz que o conselho poderá alterar essa estrutura de diretorias. A ideia dos deputados é que, independentemente de mudanças nessa estrutura, a lei determinará que seja respeitada uma porcentagem mínima de 30% de mulheres nesses postos.

Texto

O grupo de trabalho é formado por sete deputados, todos homens. O colegiado já se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para apresentar o parecer. O relatório será divulgado na noite desta segunda (8).

Alô

O advogado Sebastião Coelho, que integra a defesa de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência no governo de Jair Bolsonaro, criticou Alexandre de Moraes, do STF, e afirmou que o ministro não disponibilizou acesso a um documento com dados de geolocalização de celulares da Tim.

Alô 2

Os dados poderiam mostrar se Martins estava ou não no Brasil no final de 2022. A defesa diz que o ex-assessor não saiu do país junto com Bolsonaro, contrariando a razão dada por Moraes para mantê-lo preso desde fevereiro de 2024.

Bolso

Tiaras que imitam os acessórios usados pela deputada federal bolsonarista Julia Zanatta (PL-SC) estão sendo vendidos na Cpac, conferência conservadora em Balneário Camboriú. Ela usa o adereço quase diariamente na Câmara, em Brasília. O produto é encontrado num estande da “Bolsonaro Store”, loja que vende produtos relacionados ao ex-presidente, nos valores de R$ 50 (versão mais simples) até R$ 100 (mais elaborada).

Vem comigo

Deputados que disputam a sucessão de Lira na presidência da Câmara têm organizado eventos para impulsionar suas candidaturas e tentar aglutinar apoio dos parlamentares da Casa.

É pique

Na terça (9), o PSD organiza uma festa para celebrar os aniversariantes de julho da bancada. Nos bastidores, no entanto, o evento está sendo interpretada como um fortalecimento da candidatura de Antonio Brito (PSD-BA). Na quarta (10), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) vai comemorar seu aniversário em um evento em Brasília.

Quebra...

O ex-deputado Valadares Filho (Solidariedade) deixou na semana passada o cargo que ocupava na Secretaria-Geral da Presidência, sob o comando de Márcio Macedo (PT), e se lançou candidato à prefeitura de Aracaju. O movimento representa mais uma fissura nas forças de esquerda na cidade, impulsionada pelo racha entre o ministro e o senador Rogério Carvalho (PT).

... Cabeça

Os petistas referendaram em maio a candidatura à prefeita da jornalista Candisse Carvalho, esposa de Rogério. A escolha, contudo, não agradou parte das forças de esquerda e enfrenta resistências entre PV e PC do B, legendas que também compõem a federação Brasil da Esperança.

Pipoca

O parque exibidor brasileiro registra hoje 3.452 cinemas em funcionamento, o que mostra uma recuperação do setor pós-pandemia, quando muitas salas fecharam, segundo dados da Ancine (Agência Nacional de Cinema). Em 2019, eram 3.500 salas.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: