Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Brasil grande

Coluna foi publicada no domingo (23)

Painel da Folha de São Paulo | 24/06/2024, 13:13 13:13 h | Atualizado em 24/06/2024, 13:13

Imagem ilustrativa da imagem Brasil grande
Rodovia: Ministério dos Transportes prevê iniciar em três meses obras em trecho da BR-319, estrada que atravessa a Amazônia |  Foto: Banco de imagens | Pixabay

O Ministério dos Transportes prevê iniciar em três meses obras em um trecho da BR-319, estrada que atravessa a Amazônia e é um dos maiores pesadelos dos ambientalistas atualmente. Serão reconstruídos numa primeira fase 20 km, que já têm licenciamento autorizado.

O edital de contratação da empresa responsável terá as propostas abertas já nesta segunda-feira (24). Na sequência, serão licitados outros 32 km. A rodovia vai de Porto Velho (RO) a Manaus (AM), com longos lotes em áreas de florestas densa.

Equador

Um trecho de 400 km no chamado “meião” da rodovia, lote mais delicado, ainda está pendente de autorização do Ibama. Ambientalistas temem que a estrada na prática divida a floresta em “Amazônia do Norte” e “Amazônia do Sul” e crie vias vicinais que possam favorecer o desmatamento e a exploração ilegal de recursos naturais.

Fogo de palha

A greve de servidores do Ibama não deve impactar no combate aos incêndios no Pantanal, dizem técnicos do órgão. Isso porque poucos servidores acabam atuando, de fato, no enfrentamento.

O grande contingente é de brigadistas locais formados e treinados para combater as chamas, em áreas como Corumbá (MS). As queimadas começaram cerca de três meses mais cedo do que o normal neste ano.

Bolsa

Dirigentes de três partidos fizeram nos últimos meses uma espécie de permuta de deputados no Congresso. O Republicanos entrou nesses acordos com dois partidos, PL e MDB. No primeiro caso, cedeu Zucco (RS) e recebeu Samuel Viana (MG).

Com relação aos emedebistas, perdeu Alexandre Guimarães (TO) e recebeu Thiago Flores (RO). Segundo dirigentes, as trocas são vantajosas porque atendem a interesses locais e evitam longos processos de judicialização.

Nota vermelha

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até 28 de junho o prazo para que os municípios enviem avaliações técnicas para que sejam retomadas obras relacionadas à área.

A solicitação foi feita pela Atricon, que reúne tribunais de contas. Membros de cortes identificaram que cerca de 800 cidades não haviam respondido às formalidades para que sejam incluídas no programa do governo federal, que prevê R$ 4,1 bi em investimentos.

Ombro...

A Defensoria Pública da União se prepara para prestar assistência aos foragidos do 8 de Janeiro que estão na Argentina. Cerca de 60 pessoas cruzaram a fronteira, segundo o governo do país vizinho. Muitos tentarão resistir ao pedido de extradição que será feito pelo Brasil e poderão contar com assistência do órgão.

...amigo

A atuação da DPU se dará em linha com o trabalho que já vem desempenhando na defesa dos acusados de terem participado dos ataques às sedes dos Três Poderes. Até agora, foram firmados 110 acordos de não persecução.

Saidinho 1

O secretário de Segurança de SP, Guilherme Derrite, deve enfrentar resistências para concorrer ao Senado, ou até ao governo estadual, em 2026. Filiado ao PL, ele vem sendo citado como um possível puxador de votos, com apoio de bolsonaristas e do governador Tarcísio de Freitas.

Entre alguns aliados do governador, no entanto, há uma avaliação de que o secretário é inábil politicamente e que precisaria disputar espaço com políticos mais experimentados de PL, Republicanos, PP e PSD.

Um nome que vem sendo mencionado como possível candidato a senador é o do ex-governador Rodrigo Garcia, atualmente sem partido, mas que se aproximou de Tarcísio.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: