Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Alvo

Coluna foi publicada nesta terça-feira (24)

Painel da Folha de São Paulo | 24/10/2023, 11:23 h | Atualizado em 24/10/2023, 11:25

Imagem ilustrativa da imagem Alvo
Tesoureira do PT, Gleide Andrade fez duras críticas a Israel em meio ao conflito que ocorre no Oriente Médio |  Foto: Divulgação/Partido dos Trabalhadores

Tesoureira do PT e conselheira de Itaipu, Gleide Andrade escreveu em uma rede social que Israel “não merece ser um Estado”. Também chamou o país de “uma vergonha para a humanidade” e classificou o Estado judeu como "assassino”.

As postagens foram motivadas pelos bombardeios israelenses à faixa de Gaza, após os atentados do Hamas. Na semana passada, o presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), Hélio Doyle, foi demitido após compartilhar em redes sociais publicações críticas a apoiadores de Israel.

Pró-vida

Gleide foi indicada ao conselho de Itaipu pelo PT, com salário de R$ 37 mil, mais benefícios. Ao Painel ela diz que as manifestações são em defesa da vida. “Não sei o que você sente quando vê aquelas crianças sendo bombardeadas, mas eu sou mãe, sou cristã e sou uma defensora incansável do direito à vida”, declarou.

Inaceitável

Em nota, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) afirmou que a manifestação da petista é “antissemita e não deve ter lugar no Brasil”. “Não se pode tolerar esse tipo de discurso, ainda mais vindo de pessoa em tão alta posição oficial”, declarou.

Tendência

Líderes partidários na Câmara avaliam que os vetos de Lula ao projeto do marco temporal de terras indígenas deverão ser derrubados pelo Congresso, reforçando a posição da Frente Parlamentar da Agropecuária. “Tanto a Câmara quanto o Senado buscaram construir um texto para gerar segurança jurídica no marco temporal”, diz Dr. Luizinho (RJ), líder do PP.

Trava

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo irá orientar que seus 252 membros votem pela derrubada dos vetos do presidente Lula à lei complementar que cria o arcabouço fiscal. Um dos vetos dará maior flexibilidade para o governo efetuar bloqueios em investimento. O outro item proibia o governo de prever na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) a exclusão de despesas do resultado primário.

Tem, mas acabou

A Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) marcou mobilizações para amanhã, após o Ministério da Gestão ter cancelado rodada de negociações. Os policiais cobram equiparação com outras categorias, argumentando que sofreram perdas nos últimos anos. Já o governo diz que só há R$ 1,5 bilhão reservado para reajuste de todas as categorias em 2024.

Inteligência artificial

O Ministério da Previdência Social criou o Comitê Técnico de Análise da Perícia Conectada, para elaborar parâmetros de uso da teleperícia. A ideia é permitir que perícias em casos de requisição de benefício por incapacidade possam ser feitas com telemedicina, o que poderia ajudar a reduzir a fila ?em agosto, o estoque de requerimentos era de 1,7 milhão.

Mudança...

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) prevê corte de 71% na verba para melhoria, manutenção e ampliação da rede física escolar e de acessibilidade na proposta de orçamento enviada para a Assembleia. Por outro lado, propõe mais que triplicar os recursos para tecnologia nas escolas, área para a qual o secretário de Educação, Renato Feder, dá especial atenção. O levantamento é do deputado Paulo Fiorilo, líder do PT.

...de foco

A Secretaria de Educação diz que executou obras de reforma e acessibilidade, em mais de 600 unidades escolares. Com a melhoria da infraestrutura física das escolas, a pasta planeja avançar sobre a falta de recursos tecnológicos.

Festa no apê

Tarcísio de Freitas e outros governadores se esbaldaram em festa do Cosud, consórcio que reúne os estados do Sul e Sudeste, na última sexta, na Pinacoteca, em São Paulo. Ao lado do cantor Latino, o chefe do Executivo paulista cantou e dançou “Sandra Rosa Madalena”, de Sidney Magal. Também entoou “Boate Azul”, uma de suas favoritas.

Cero tres

Apesar de ter sido interrompido numa entrevista para uma TV argentina ao falar de armas, Eduardo Bolsonaro (SP) diz que o saldo da visita ao país vizinho para apoiar o ultraliberal Javier Milei foi positivo. “Ele falou com mais de 20 veículos argentinos e estrangeiros”, diz o vereador de São Bernardo (SP) Paulo Chuchu (PRTB), fiel escudeiro do deputado.

Réu confesso

O deputado estadual Leo Siqueira (Novo), de São Paulo, afirma que a decisão da Petrobras de mudar seu estatuto para flexibilizar indicações políticas para o conselho da empresa é “praticamente confessar um crime”. Na semana passada, Siqueira entrou com uma ação popular afirmando que três conselheiros foram indicações políticas do governo. “É uma captura política da Petrobras”, afirma.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: