Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

A roupa nova do governador

| 30/07/2022, 09:42 09:42 h | Atualizado em 30/07/2022, 09:43

A quase invisibilidade do PSDB na campanha do governador tucano Rodrigo Garcia para a reeleição em São Paulo tem criado incômodo nas lideranças mais identificadas com a legenda. 

No convite para a convenção de hoje, divulgado por Garcia, o partido não é mencionado. Nos 20 mil exemplares de encarte para apresentar o governador, o PSDB aparece só no rodapé da última página, em letra miúda. Em declaração no panfleto, ele diz que não defende uma sigla e que seu partido é São Paulo.

Voou 

Outros formatos de convites publicados por aliados do governador, como Cauê Macris (PSDB), também não citam o partido. A campanha de Garcia afirma que ele começou a carreira com Mario Covas, tem identificação com o partido e que a convenção tem como objetivo celebrar a união de siglas em torno do governador.

Elenco 

O ex-ministro Rossieli Soares (PSDB) e o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (MDB) vão trabalhar na parte de educação do programa de Simone Tebet (MDB). O médico João Gabbardo, secretário-executivo do Ministério da Saúde durante a pandemia de covid, vai colaborar com o programa em sua área.

Veja bem 

O fato de Lula ter dito que participaria de até três debates em pools não significa que ele automaticamente aceitará os convites. Segundo sua campanha, é preciso discutir as regras, as condições e o formato, antes de dar ok.

Não deu 

Beto Albuquerque (PSB) deve anunciar na segunda a desistência da candidatura ao governo gaúcho. Ele vai reunir o diretório local para comunicar a decisão. Albuquerque abriu mão após não ter conseguido atrair outros partidos. O PT lançará o deputado estadual Edegar Pretto.

Outro lado 

O governo de São Paulo diz que a lei que acabava com a isenção de IPVA de veículos não-adaptados para deficientes, suspensa pelo Tribunal de Justiça, já não era válida para 2022, “pois foi aprimorada”. A decisão judicial ocorreu após uma ação protocolada por Márcio França (PSB), candidato ao Senado.

Avanti 

Confirmada a desistência de disputar a Presidência e o apoio a Lula (PT), o que provavelmente ocorrerá até a semana que vem, André Janones (MG) deve disputar a reeleição como deputado federal. O Avante conta com a exposição que ele teve como presidenciável para alavancar a bancada.

Reajuste 

Antes, a previsão do partido, que tem 8 deputados, era eleger de 15 a 18 parlamentares. No novo cenário, esse número cresceria para até 22.

Túnel 

Apoiador da Carta aos Brasileiros, de 1977, o jurista Modesto Carvalhosa, 90, não pretende assinar o manifesto em defesa da democracia. “Tínhamos uma ditadura terrível, foi um momento de grande coragem. Hoje não há ditadura, temos liberdade de expressão”, diz.

...do tempo 

Carvalhosa era presidente da associação dos docentes da USP na época e participou do ato na Faculdade de Direito durante o regime militar. Ele reconhece, no entanto, a legitimidade de a sociedade se manifestar agora em defesa das instituições.

Oi, sumido 

Jair Bolsonaro (PL) mandou ofício para a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) recusando convite para participar da reunião anual da entidade. A resposta foi enviada na última quinta, após meses de silêncio sobre o contato.

Sem tempo, irmão 

O ofício chegou poucas horas após encontro de Lula com a entidade. A justificativa apresentada por Bolsonaro foram “compromissos pré estabelecidos em sua extensa agenda”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS