Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Colunista

Shitake, um superalimento

| 11/12/2020, 09:43 h | Atualizado em 11/12/2020, 09:48

Imagem ilustrativa da imagem Shitake, um superalimento
|  Foto: Reprodução

Os cogumelos são alimentos muito apreciados devido ao seu elevado valor nutritivo e ao seu potencial medicinal, além de ser classificado como uma especiaria nobre em pratos culinários.

Temos hoje aproximadamente 2 mil espécies comestíveis. No Brasil, o famoso champignon, o shitake e o shimeji são os mais populares.  

Os cogumelos no geral se destacam por serem ricos em proteínas e fibras alimentares, além de conterem baixo teor de gorduras, sendo excelente opção para as dietas de emagrecimento e para os que buscam reforço muscular.

Outro ponto que deve ser levado em consideração são as suas altas concentrações de fósforo e ácido fólico, o que o torna um grande aliado para o sistema imunológico, além de atuar como protetor do coração, da tireoide e da saúde óssea.  

Mais um grande destaque do cogumelo shitake é a presença de uma substância chamada lentinana, que está diretamente ligada à prevenção do câncer, além de ser capaz de prevenir a trombose, pois impede a formação de coágulos que bloqueiam a circulação.

Ele é encontrado na sua forma natural ou até mesmo em sua versão desidratada, podendo ser adicionado a sopas, guisados e outros pratos. 

Mas, lembre-se, mesmo sendo um superalimento, não podemos consumir em excesso, ok? O ideal é ingerir cerca de 80g a 100g do alimento por dia.  

Bora então a receita da Nutri ?

Panqueca low carb com shitake.  

Ingredientes:
– 3/4 de xícara de chá de farinha de aveia; 1 colher de sopa de gergelim; 1 xícara de chá de abobrinha ralada; 1/2 xícara de chá de cenoura ralada; 4 ovos caipiras; 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado; 1 colher de chá de sal; 2 colheres de sopa de azeite; Manjericão a gosto; Cebola e alho a gosto; Páprica picante a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a abobrinha e a cenoura numa peneira, adicione o sal e deixe por alguns minutos para sair a água. Depois disso, esprema bem para sair toda a água. 

Em uma tigela, bata os ovos, coloque a abobrinha e a cenoura, os temperos e misture bem. Acrescente queijo ralado e farinha de aveia e misture mais. 

Aqueça uma frigideira, coloque o azeite, depois coloque um pouco da massa para formar a panqueca. Deixe cozinhar de um lado e depois vire para assar do outro. Para o recheio, refogue o cogumelo shitake com alho, azeite, cebola roxa e alho-poró.
Pronto, agora é se aproveitar essa delícia. Bom apetite.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: