Por que é difícil mudar hábitos?
Você já se questionou por quais motivos é tão difícil mudar seus hábitos? Seria a necessidade de preservar comportamentos ou medo de sair da zona de conforto? Buscando analisar essa questão, precisamos entender um pouco mais sobre como a neurociência e a psicologia enxergam aspectos relacionados à mudança de hábitos.
Até porque cultivar boas práticas é a chave para o sucesso do processo, porém, requer calma e estratégia, tendo em vista que a pressa pode desestabilizar o percurso.
Ok Nutri! Na teoria tudo lindo, mas na prática as coisas podem fugir do controle. Pensando neste contexto convidei a psicóloga clínica Maria Heliza Bicalho Nascimento para conversamos sobre esse assunto.
De início, a psicóloga já nos relatou que “para adquirir novos comportamentos é necessário constância e comprometimento, por isso é necessário ser claro e realista, estabelecendo estratégias e prazos plausíveis que interliguem o prazer ao objetivo, além de contar com o auxílio de uma rede de apoio.
Além disso, dar passos menores é indispensável. Por exemplo: você deseja participar de uma maratona. O que fazer primeiro? Procure uma nutricionista – ela elaborará um plano alimentar personalizado.
Depois dívida seus treinos em pequenas metas. Um quilômetro por semana já é um bom início para quem estava parado. Conforme o seu desempenho for aumentando, o apoio de um educador físico se tornará fundamental para poder desenvolver a potencialidade do seu corpo ao máximo visando ao seu objetivo.
Maria Heliza completou reforçando sobre a importância de exercitarmos também o nosso cérebro. “Vale ressaltar que cuidar da sua saúde física e mental é indispensável para que você seja bem-sucedido. Seu cérebro precisa ser exercitado, continuamente. Caso ele não sofra modificações, suas sinapses neurais serão decompostas – por isso é preciso rever seus hábitos. A química cerebral sofre alterações de acordo com os estímulos que recebe”.
Ou seja, conhecer seus próprios processos psicológicos, neurais e comportamentais é de suma importância para a manutenção saudável da sua saúde. Afinal, somos singulares e temos reações distintas – assim, é importante atender as necessidades da sua mente e do seu organismo.
Desenvolva seu autoconhecimento com psicoterapia, dessa forma você se tornará o protagonista da sua história e será muito recompensador quando perceber que superou os seus próprios limites de forma saudável e transformadora.
Transformar hábitos não é um processo fácil, alie a nutrição com a psicologia, te garanto que será um processo muito transformador. Desbrave suas possibilidades.
Mas e você, me conte, tem conseguido mudar os seus hábitos conforme deseja?