Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Parabéns, Mamães!

| 08/05/2020, 11:24 11:24 h | Atualizado em 28/05/2020, 13:24

Quarentena, isolamento social, mas o Dia das Mães está chegando e não podemos deixar essa megadata passar em branco. E que tal aproveitarmos que o dia é só dela e tirá-la da cozinha, e fazer um almoço especial e deixá-la se sentindo ainda mais querida? Não só por uma questão estética, mas afinal de contas não tem prova de amor maior do que cuidar da saúde daquela que tanto se dedica a nós, não é mesmo?

E vale lembrar, refeições em família têm as suas vantagens. É isso mesmo! Famílias que comem juntas em casa tendem a consumir menos fast-food e mais frutas e vegetais, e preparar as refeições em casa favorece o controle sobre a qualidade e a quantidade de alimentos. Além disso, é uma ótima forma para as famílias relaxarem e se reunirem.

E para te ajudar a decidir o que fazer no domingo, a Nutri vai dar algumas dicas importantes. Fique atento e bom apetite!

1. Saladas -Ao elaborar o cardápio comece pela salada. Por serem ricas em fibras, elas causam saciedade e ajudam a evitar o exagero na refeição. Elas deverão variar entre:

- Folhas: alface, escarola, almeirão, rúcula, agrião, etc.
- Legumes crus: cenoura, nabo, beterraba, rabanete, tomate, etc.
- Legumes cozidos: beterraba, batata, cenoura, etc.
- Complementos: castanhas, frutas, sementes, etc.

E atenção! Para deixar a salada ainda mais gostosa, o molho vem para acompanhar.
No entanto, para cortar calorias as melhores opções são as que dispensam maionese e creme de leite.

Para deixar a preparação leve utilize ingredientes como iogurte natural, ervas, vinagre, aceto balsâmico, azeite de oliva, além de outros itens que darão o toque marcante ao sabor.

2. Prato principal - Deverá ser composto por alguma proteína: carne, frango, peixe ou ovo. O segredo é dar a preferência à carne magra. Na hora da compra você também deve pedir para que se retire a gordura aparente da peça e optar pelas preparações assadas, grelhadas ou refogadas para não aumentar o teor de gordura e o valor calórico da receita.

3. Prato base - Deverá ser composto por algum carboidrato e/ou leguminosa: arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinoa, grão-de-bico, mandioquinha, batata, batata-doce, etc.

4. Para a sobremesa - As frutas frescas (melão, melancia, uva, quiuí, morango, cereja e ameixa) sempre são as melhores opções por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o nosso corpo. Pensando nos doces, o ideal é preparar uma única opção de sobremesa, evitando, assim, um consumo muito maior de calorias e comprometendo a meta de manter a saúde.

Espero que vocês arrasem.

E a você que conhece os meus sonhos. A você que ouve as minhas esperanças. A você que sente os meus problemas. Agradeço a Deus por ter você como mãe. Você é única, amo você. Feliz Dia das Mães para você, minha mãe e para todas as mamães, leitoras de Nutri Dicas.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: