Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

NUTRIDICAS, POR GABRIELA REBELLO

Com Gabriela Rebello

Panetone cabe na dieta?

Jornal A Tribuna | 17/12/2021, 10:49 h | Atualizado em 17/12/2021, 10:50
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


“Noite feliz, noite feliz.”  O Natal está chegando, e em breve estaremos em volta da mesa saboreando a merecida ceia natalina! Mas, desde já, os mercados estão cheios de opções que marcam o fim de ano – como os famosos panetones e chocotones. Macios e saborosos, é difícil encontrar alguém que não goste destas delícias, que podem ser recheados com chocolate ou frutas cristalizadas. Huuuum... Já fiquei com água na boca!


          Imagem ilustrativa da imagem Panetone cabe na dieta?
|  Foto: Freepik

Fontes de carboidratos e açúcares, o que costuma gerar enorme aflição naqueles que não querem abrir mão dessas maravilhas, mas que, ao mesmo tempo, não querem perder a qualidade na alimentação. O que fazer, então, para encaixá-los na dieta? 

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal, aquele alimento que abraça, que nos faz lembrar de momentos especiais em família, ou seja, mesmo o seu alto teor calórico não é motivo para não apreciarmos essa delícia, ok? 

Até porque sabemos que é uma iguaria disponível apenas nessa tão esperada época do ano.  Saúde mental agradece!

Mas calma que para não passar vontade e ao mesmo tempo não perder a linha, existem algumas técnicas para o melhor consumo dessa maravilha. O ideal é comer apenas uma fatia, pois se consumido com moderação, não causa grandes danos à dieta e nem à saúde.

Se você busca uma opção para ser consumida no dia a dia com moderação, prefira as versões simples, pois são menos calóricas, dando para encaixar tranquilamente na rotina alimentar.  Evite os trufados, recheados e com coberturas.

Quanto às versões lowcarb, fit, diet, light, muita calma nessa hora. Eles podem ser sem açúcar, mas podem vir com um blend de adoçantes ou até mesmo com mais gorduras. Podem ser sem glúten, mas serem mais calóricos, na dúvida procure auxílio com a sua nutricionista.

Mas se a sua dúvida é como incluir na rotina o panetone, se liga nessa informação: um pão francês (50g) tem em média 137 calorias e uma fatia de panetone (50g), apenas 127 calorias. Ou seja, você consegue tranquilamente substituir o seu pãozinho de cada dia por uma fatia de panetone simples.

Veja essa opção: uma maçã + uma dose de café com leite + uma fatia de panetone/chocotone + ovos mexidos.

A chave é a moderação.  Nenhum alimento, sozinho, é capaz de fazer você emagrecer ou engordar. O que conta mesmo são as boas escolhas durante o dia (desse modo, uma fatia de panetone / chocotone não irá fazer mal!).

Mais um ano de muito trabalho e grandes resultados está chegando ao fim, abrindo caminho para mais sonhos serem realizados. Que o espírito de Natal renove as nossas energias para o ano que está para nascer. 

Desejo a todos vocês e seus familiares um Feliz Natal!

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello, por Gabriela Rebello

ACESSAR Mais sobre o autor
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Com Gabriela Rebello