Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Dia Internacional da Mulher

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (08)

Gabriela Rebello | 08/03/2024, 10:31 10:31 h | Atualizado em 08/03/2024, 13:48


Imagem ilustrativa da imagem Dia Internacional da Mulher
Gabriela Rebello é nutricionista e autora da coluna |  Foto: Divulgação

Os homens que me desculpem, mas nesta sexta-feira, 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, logo a Nutri decidiu escrever esta coluna especialmente para elas... Afinal de contas muitas mulheres lidam com desafios específicos em relação à saúde, como desequilíbrios hormonais, sintomas da menopausa, cólicas menstruais, ansiedade, insônia, fadiga, estresse, falta de energia e outros problemas.

Para ajudar a otimizar a saúde feminina, é fundamental adotar hábitos saudáveis que promovam o equilíbrio do corpo e da mente. Entre eles, a alimentação, que se equilibrada desempenha papel fundamental na saúde da mulher.

Inclua alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. Além disso, é importante manter-se hidratada, consumindo água regularmente ao longo do dia.

Eu lhe garanto, você pode até se alimentar direitinho, mas algumas alterações no cardápio podem fazer maravilhas para a qualidade de vida, longevidade e beleza.

E o melhor, não dá trabalho. Se é difícil? Que nada! Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir alguns probleminhas femininos e até mesmo a tratar:

Dores de cabeça: vitaminas do complexo B, principalmente a B12, não podem faltar no seu prato. Este grupo de vitaminas é fundamental para o pleno funcionamento do sistema nervoso, evitando alterações de sensibilidade no corpo, que podem causar crises de enxaqueca. Fígado de boi, mariscos, atum, ovos e leite são boas fontes dessa vitamina.

Osteoporose: facilmente encontrado no leite, iogurtes, queijos e folhas verdes escuras, o cálcio é um mineral muito importante para a mineralização óssea. Os cuidados com o cálcio não devem ser tomados somente na fase de desenvolvimento, mas também nos períodos de pré e pós menopausa. A diminuição de estrogênio verificado nas mulheres menopáusicas está intimamente associada a uma acelerada perda de densidade óssea e, consequentemente, a um aumento do risco de osteoporose.

Menopausa: a amora atua na regulação dos hormônios. Por isso, atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa como, irritação, ansiedade e irritabilidade. Pode ser consumida a fruta in natura ou até mesmo utilizada na forma de chás e tinturas.

Tensão pré-menstrual (TPM): frutas e legumes vermelhos e alaranjados, aveia, chocolate 70% cacau, peixes e banana ajudam a minimizar os sintomas desse tremendo incômodo.

Constipação intestinal: conhecido popularmente como intestino preso é uma queixa frequente. Para solucionar este desconforto, procure beber muita água. De um a dois litros todos os dias. Aumente a ingestão de fibras como verduras, legumes, frutas, cereais e grãos integrais.

Associado à boa alimentação, encontre tempo para atividades físicas que tragam prazer, priorize o descanso e desenvolva estratégias para lidar com o estresse, pois essas atitudes podem contribuir significativamente para o bem-estar geral.

Lembrando que cada mulher é única, e é importante consultar profissionais de saúde para obter orientações personalizadas e cuidados específicos. Priorize sua saúde e bem-estar, e celebre o Dia Internacional da Mulher valorizando a importância de se cuidar e se manter saudável em todos os aspectos da vida.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: