Dia do Sorvete: comemore sem sair da dieta
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (22)
“Sorvetinho, sorvetão eu quero de montão. Joana quer de banana, Marília quer de baunilha. Tem Romeu e Julieta? Não, só Julieta e Romeu. Então esse é o meu”. Assim canta Adriana Calcanhotto, mas afinal, quem não gosta de sorvete? Ah! Ele também tem direito a dia especial, viu? O dia dele é o dia 23 de setembro (amanhã), o Dia Nacional do Sorvete. Mas, aproveitando, vai a pergunta: Você já imaginou perder peso tomando sorvete? O que você acha de uma dieta que tenha sorvete, uma delícia, né?
Sobremesa que para muitos não pode faltar, o sorvete é uma das iguarias preferidas das pessoas em épocas de calor, pois além de ser gostoso (e ter vários sabores), também é refrescante.
Mas sabe aquelas bolas de sorvete cobertas de confeitos, caldas, granulados e biscoitos? Se sua meta é controlar o peso e manter a saúde, esqueça.
Quanto mais colorido, mais calórico. São centenas e centenas de calorias. O consumo excessivo do gelado pode trazer riscos como obesidade e colesterol alto.
Agora, imagina se você não precisasse abrir mão dessa delícia e pudesse emagrecer tomando sorvete! Como? É muito simples: investir em receitas fitness, que transformam o seu alimento favorito, rico em benefícios para a sua dieta e saúde. Tem coisa melhor do que emagrecer sem deixar de comer tudo o que gosta?
Confira uma receita incrível de sorvete que promove a saciedade, é delicioso e de quebra auxilia na perda de peso. Não tem como resistir né? E o melhor, a receita é simples.
Você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 xícara de chocolate 70% cacau, 1 xícara de biomassa de banana verde e 2 colheres de sopa de leite de coco.
Como fazer: Para preparar o sorvete, basta pegar o chocolate dissolvido, adicionar o leite de coco e misturar até ficar uniforme. Em seguida, é a vez de adicionar a biomassa e misturar bem. Ela vai ficar com uma aparência aerada. Se você quiser que fique mais cremosa, só acrescentar mais leite de coco e depois levar ao freezer até que crie consistência.
Ah! Se você for atleta ou buscar o ganho de massa muscular, pode adicionar uma medida de whey protein do seu sabor preferido à lista de ingredientes e você deixará a sua sobremesa mais proteica.
Mas se você é daqueles que gostam da praticidade e prefere comprar o sorvete pronto, cuidado! Não se engane com a variedade de rótulos. Existem diversas opções light e diet, mas é importante comparar as informações nutricionais, pois diversas opções alternativas possuem diferenças insignificantes quando comparadas às versões tradicionais.
Sabendo selecionar, sendo livres de açúcares e gordura ruins, com a escolha certa dos ingredientes não tem porque abolir essa delícia do cardápio.
Rico em cálcio, proteína, vitaminas e boas gorduras, o sorvete funcional associa prazer, conveniência, sabor, aspectos nutritivos e benefícios à saúde em uma boa medida. Ah! Pode ser consumido em todas as estações. Ou seja, sabendo usar, o sorvete faz muito bem à saúde. Bom apetite!
Curiosidade!
O sorvete surgiu há mais de 4 mil anos na China, a partir de uma mistura de leite, arroz e neve, formando uma sobremesa que se assemelha a um granizado contemporâneo.
Apenas no século 13, por meio do explorador Marco Polo, que se aventurou por terras chinesas e lá aprendeu o processo de confecção do sorvete, é que essa iguaria chegou à Europa.