Carnaval de Vitória chegou!
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (02)
Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independentemente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e horário das refeições, quando se diz respeito à reeducação alimentar.
Mas calma! A nutri também adora um carnaval e, por isso, vai dar algumas dicas para que você possa curtir a sua festa e ainda perder algumas calorias.
No pré-carnaval, abuse de alimentos leves e energéticos. Afinal de contas, a noite vai ser longa... Como exemplo, iogurte com granola e frutas picadas ou até mesmo uma vitamina de banana com aveia.
Nada de alimentos gordurosos e procedência desconhecida. Não dá para passar mal na “hora H”, não é verdade?
Para os momentos de fome, providencie lanches saudáveis como barras de cereais, palitinhos de fibras, frutas, iogurtes, bolachas e biscoitos integrais. Se a sua preocupação for com o armazenamento, providencie mochilas térmicas, elas caem super bem nesses momentos.
Na avenida, não descuide da hidratação, os sintomas que podem ser percebidos são: câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjoos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas. Somado ao calor e ao aumento da ingestão de bebida alcoólica, os efeitos da desidratação podem ser perigosos e a ressaca, catastrófica! Por isso, fique atento ao seu consumo de água. A dica é tomar um copo de água para cada dose de bebida.
Se você não tem o hábito de beber água, abuse da versão saborizada, da água de coco, dos chás e até mesmo dos suchás, que nada mais é do que a junção do suco com o chá, e o melhor, é uma delicia.
Mas fica a dica, temos alguns alimentos que também ajudam na hidratação. Adicione na sua lista de compras: melancia, melão, abacaxi, tomate, cenoura, pepino, entre outros.
E falando em bebida alcoólica, é difícil não pensar em tomá-la em um final de semana de festas como este que esta por vir, por isso: moderação! Afinal, cuidar da boa forma não pede nenhum sacrifício. Vou então ensinar para vocês uma receita de caipirinha light, confere aí:
Num copo cheio de gelo, coloque uma parte do destilado, duas de água e vá “temperando” com suco de frutas natural. Misture até ficar pronto.
Ah! Um pouco de gengibre ralado dá um toque no sabor e pode ajudar a acelerar o metabolismo.
No final da festa, nada de arrebatar a fome com “x-tudo”. Opte por um sanduba natural, caldos ou até mesmo saladas. Depois de tantas calorias perdidas com o aeróbico de carnaval, não da para enfiar o pé na jaca, não é mesmo? Curtiu? Coloque sapatos e roupas confortáveis e caia na folia! Bom carnaval!