Bolacha engorda?
O Dia Nacional do Biscoito é celebrado anualmente em 20 de julho. O alimento é feito de farinha, água, sal (ou açúcar) e pode ainda ser recheado ou não.
No Brasil, há uma polêmica em torno do nome “certo” para este alimento: biscoito ou bolacha? Para a indústria alimentícia, o nome consagrado é biscoito. Mas, verdade seja dita, na prática, não existe diferença.
E bolacha para cá, biscoito para lá, quem nunca na hora que bateu aquela fominha fora de hora pegou logo um daqueles pacotes de biscoitos salgados “sequinhos” ou aquele biscoito doce com aquela manteiguinha? Huuuum... a boca encheu de água, foi?
Mas lá me vem a dúvida: Nutri, biscoito cabe na alimentação de quem busca uma melhor qualidade de vida e controle do peso corporal?
Muita calma nessa hora, como sempre falo é de extrema importância avaliarmos a lista de ingredientes dos produtos industrializados. Quanto maior for essa lista, mais devemos passar longe desses produtos. E se atentem aos produtos ditos light, diet, fit. A regra é a mesma, porque se não o feitiço pode virar contra o feiticeiro.
E na prática, no processo de reeducação alimentar, podemos tudo, mas com equilíbrio e moderação, sempre. Pode parecer repetitivo, mas é a verdade. Elas estão longe de serem alimentos saudáveis, mas o erro está quando extrapolamos a porção.
Ou seja, seja doce ou salgada, não é preciso optar nem por uma nem pela outra: é só moderar o consumo. Se o seu fraco são as bolachas recheadas, ligue o sinal de alerta, pois são mais calóricas e as porções devem ser reduzidas.
Ressalvo: esses biscoitos normalmente são ricos em sódio e gorduras ruins, por isso se mantenha em alerta quanto ao controle da glicose e da pressão arterial.
Mas se você é daqueles que não abre mão dessa delicinha, mas prefere optar por algo mais natural, estou nessa com você, e pensando nisso vou compartilhar uma receita deliciosa de cookie de chocolate superfácil de fazer e que a família vai amar.
Confere aí:
Cookie integral de chocolate
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
- 1 xícara (chá) de açúcar de coco ou demerara
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó 70% cacau
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 ovo
Modo de Preparo
- Em uma tigela, coloque primeiro todos os ingredientes secos e misture bem
- Acrescente os ingredientes líquidos e misture um de cada vez até que de ponto na massa
- Misture até que a massa não fique grudada na tigela
- Preaqueça o forno em 180°C e unte uma forma de maneira tradicional ou com papel-manteiga
- Faça bolinhas com a massa e os coloque na forma
- Leve ao forno baixo por 25 minutos ou então até começar a dourar a massa
- Antes de retirar da forma, deixe esfriar por 30 minutos
Para armazenar, opte por uma vasilha de vidro com tampa e por no máximo três dias.
Curtiu? Se fizer, tira foto e me marque nas redes sociais, ok?
Até sexta que vem!