Benefícios do pólen para saúde
Gabriela Rebello
Sempre que ouvimos falar em pólen, somos remetidos a belas flores. Mas o que muita gente não sabe é que esses pequenos grãos também são um tesouro nutritivo para o ser humano. O poder revigorante do produto se deve, em parte, às proteínas que possui.
Um dos principais benefícios do pólen é a estimulação do apetite, principalmente em pessoas que estão abaixo do peso. Além disso, o consumo diário de pólen pode auxiliar no combate à anorexia alimentar. O reumatismo, que são as famosas dores nas articulações, também pode ser aliviado pelo consumo de pólen na dieta.
Confira mais dos benefícios desses grãozinhos.
Ação sobre o aparelho digestivo e intestinal - Melhora a digestão, além de promover o melhor equilíbrio da flora bacteriana intestinal.
Potente energizante - A quantidade de nutrientes contidas no pólen já é suficiente para melhorar a disposição ao longo do dia, além de ajudar a aumentar o vigor.
Benefícios para a pele - É ótimo anti-inflamatório para a pele e ajuda a tratar irritações como eczemas e psoríase. Os aminoácidos e os outros nutrientes presentes no pólen ajudam a proteger a pele e a regenerar as células.
Ação protetora do sistema vascular - Devido à grande quantidade de rutina (antioxidante), ajuda a prevenir o entupimento das artérias, sendo ótimo para prevenir infartos e AVCs. Também é indicado para pessoas que possuem varizes.
O pólen e a visão - A falta ou deficiência de vitamina A provoca perda de visão, flacidez da pele nos idosos e aparecimento de acnes (espinhas) nos jovens. O pólen, pela sua riqueza em vitamina A, tem papel importante para a visão, saúde da pele e controle da acne.
Ação na hemoglobina do sangue - O pólen, em particular na sua composição, é rico em ferro e em vitaminas do grupo B (particularmente B12), que aumentam a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, auxiliando no tratamento da anemia.
Ação sobre os radicais livres - Os radicais livres são muito agressivos para as células, inibindo ou dificultando a sua multiplicação, acelerando o envelhecimento das pessoas. O pólen auxilia em muito a diminuir a ação dos radicais livres.
Ação reguladora hormonal - Por conter alto valor nutricional, o pólen estimula a produção dos hormônios femininos e masculinos. Assim como a geleia real, é indicada para as síndromes do climatério feminino e masculino, por atuar como estimulador do organismo e regulador das funções orgânicas. Para a mulher na menopausa, evita a necessidade de reposição hormonal artificial (com exceções) e reduz os efeitos incômodos da menopausa. Para homens na andropausa, após os 50 anos de idade, evita o crescimento da próstata.
O pólen deve ser consumido de duas a três vezes na semana. Basta uma única colher de café, adicionada a vitaminas, iogurtes e sucos, para conquistar mais ânimo e saúde.
Onde encontrar? Procure adquiri-lo de farmácias, supermercados ou lojas de produtos naturais. E verifique se a embalagem possui o registro do SIF, sigla para Serviço de Inspeção Federal, que regulamenta o comércio.
Fácil, prático e acessível. Não pense duas vezes em incluir o pólen no seu cardápio. Até sexta feira que vem. Abraços da Nutri!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello