A má qualidade do sono pode estar dificultando o seu controle do peso
O sono serve para recarregar as nossas energias e garantir disposição. A quantidade de sono ideal afasta problemas como cansaço, falta de concentração, ansiedade e até ganho de peso.
Um sono insuficiente provoca: redução na leptina (hormônio responsável pelo controle da saciedade) e aumenta os níveis de grelina (hormônio que aumenta a fome).
Com isso não só sentimos mais fome, mas também preferimos alimentos mais saborosos, calóricos com elevado teor de açúcares e gorduras ruins.
Ou seja, aquele sono ininterrupto de cerca de 6h a 8h por noite é fundamental para o emagrecimento saudável e/ou manutenção do peso e da saúde.
Mas Nutri, o que fazer então?
Não foque somente nos minutos antes de se deitar, a qualidade do sono precisa ser trabalhada ao longo do dia, se liga nas dicas:
.: Nada de dietas restritivas sem a devida orientação de um Nutricionista. Alimentos protéicos, contêm triptofano, um aminoácido precursor de serotonina e da melatonina, os químicos indutores de sono no cérebro; Carboidratos ajudam o triptofano a chegar no cérebro, ou seja, nada de exclusão, equilíbrio e moderação sempre!
.: Mantenha-se hidratado. Cerca de 2 a 3l de água por dia.
.: Evite o celular e aparelhos eletrônicos minutos antes de dormir.
.: Reduza o consumo da cafeína.
.: Estabeleça uma rotina com horário certo para ir deitar todos os dias.
Agora me conte, como está o seu sono?