Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Notícias da Advocacia

Notícias da Advocacia

Imagem do colunista Notícias da Advocacia

Notícias da Advocacia

Projeto Advocacia Empreendedora oferece soluções para gestão de negócios do segmento

28/03/2021 00:00:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Projeto Advocacia Empreendedora oferece soluções para gestão de negócios do segmento

O projeto Advocacia Empreendedora, fruto de um convênio entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES) e o Sindicato dos Advogados no Estado do Espírito Santo (Sindiadvogados/ES), será apresentado no próximo dia 05 de abril, às 14 horas, durante um evento de sensibilização de advogados e advogadas e escritórios para a necessidade de uma boa gestão dos negócios.

No dia, será ministrada pelo presidente da Comissão Especial da Advocacia Empreendedora e de Defesa dos Direitos das Micro e Pequenas Empresas, Dr. Marcelo Cordeiro Alvarenga, a palestra “A Cultura do Empreendedor na Advocacia”. “O projeto consiste em atender a uma demanda importante do segmento, que busca o equilíbrio entre a atuação e a gestão dos negócios”, explica Alvarenga.

Segundo o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, o objetivo é sensibilizar os profissionais e motivá-los a buscarem soluções para essas lacunas.

Já o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, ressalta que o projeto é muito importante, pois conhecer todas as etapas para o bom funcionamento de um escritório de advocacia é primordial para quem pretende investir em uma carreira autônoma.

O presidente do Sindiadvogados/ES, Luiz Télvio Valim, explica que sempre foi uma preocupação da diretoria levar conhecimento sobre gestão e empreendedorismo para os advogados.

Durante a apresentação do projeto, será disponibilizado um link para que os advogados e escritórios respondam a um questionário, fornecendo um diagnóstico sobre a realidade da gestão da empresa a qual atua no momento.

Para maiores informações é só acessar o site da OAB-ES (www.oabes.org.br) e ver a matéria completa com o link da Loja Sebrae/ES, onde pode ser feita a inscrição para o evento.

OAB-ES publica edital de Eleição da 19ª Subseção de Afonso Cláudio

A Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Seccional do Estado do Espírito Santo, nos termos dos arts. 63 a 67 da Lei n. 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB), dos arts. 128 a 137-C do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, bem como dos arts. 156-B e 156-C deste diploma (com a redação oriunda da Resolução nº 04/2018, do Conselho Federal da OAB - CFOAB, e do Provimento nº 146/2011 do Conselho Federal da OAB), por seu presidente, José Carlos Rizk Filho, publicou o Edital de Eleição da 19ª Subseção de Afonso Cláudio.

A eleição será realizada em 11 de junho de 2021, das 9 horas às 17 horas. A votação, para a escolha da Diretoria, é obrigatória para advogadas e advogados inscritos na Seccional do Estado do Espírito Santo e domiciliados em Afonso Cláudio e Laranja da Terra, adimplentes com o pagamento das anuidades. Caso contrário, incorrerá em multa equivalente a 20% da anuidade em vigor, salvo ausência justificada por escrito, a ser apreciada pela Diretoria da OAB-ES.

O mandato da primeira Diretoria terá início na data da instalação da 19ª Subseção e seu encerramento será coincidente com o do Conselho Seccional, isto é, em 31 de dezembro de 2021. Maiores informações e link do Edital de Eleição no site da OAB-ES (www.oabesorg.br)..

Ordem entrega novos móveis e equipamentos no Complexo Penitenciário de Viana

Buscando oferecer mais qualidade e melhores condições de trabalho no dia a dia dos advogados e das advogadas criminalistas capixabas, a OAB-ES entregou, em 16 de março, novos móveis e equipamentos para salas e parlatórios da Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA1), da Penitenciária de Segurança Máxima 2 (PSMA2) e do Centro de Triagem de Viana (CTV), todos sediados no Complexo Penitenciário de Viana (ES).

O parlatório do Centro de Triagem de Viana (CTV) recebeu novas cadeiras, telefones, higienização e manutenção de ar-condicionado. Para o maior conforto e segurança, as janelas da sala onde são realizadas as audiências receberam proteção de insulfilm. Já os parlatórios da PSMA1 e da PMMA2 ganharam novas pinturas, telefones, cadeiras, lâmpadas e manutenção dos ares-condicionados.

De acordo com a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão, melhorar as condições nos parlatórios das unidades prisionais é contribuir para uma maior qualidade nas condições de trabalho dos advogados e advogadas. Já o presidente da Comissão de Prerrogativas, Ben-Hur Farina, ressaltou que a Ordem sempre estará presente nas Unidades Prisionais em favor do pleno exercício profissional da advocacia criminal.

Presidente da Jovem Advocacia recebe nota de agradecimento de Manaus

Imagem ilustrativa da imagem Projeto Advocacia Empreendedora oferece soluções para gestão de negócios do segmento

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-ES, Baltazar Bittencourt, recebeu uma nota de agradecimento junto a toda a equipe da OAB/ES e ao presidente José Carlos Rizk Filho.

O agradecimento se deu através da Igreja Batista Nacional Vida, situada em Manaus, após ele ter auxiliado o retorno de um paciente manauara, Luiz Gonzaga Cardoso Trajano, que recebeu tratamento contra a Covid-19, em Vitória.

Baltazar Bittencourt relata que a OAB-ES prestou todo o auxílio necessário para que Luiz Gonzaga e sua família obtivessem todas as informações de seu retorno, inclusive com a disponibilização de eventual custeio de um hotel até que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) o levasse de volta para Manaus.

“Fiquei muito feliz de ver que ele retornou para a sua casa. O trabalho que fizemos, basicamente, foi de acalmar e de prestar as informações que a família não estava conseguindo obter. E obviamente nos disponibilizamos a custear o hotel, que acabou não sendo necessário porque ele conseguiu voltar para casa. A mensagem que eu queria, então, passar a todos é, que a OAB-ES está à disposição para cuidar dos interesses de toda a sociedade”, comentou o presidente da Jovem Advocacia.

Portal da Transparência da OAB-ES recebe nova atualização

O Portal da Transparência da OAB-ES recebeu nova atualização e já está disponibilizando todos os dados referentes ao ano de 2020. A advocacia e a sociedade capixaba podem acompanhar informações sobre as contas e as demonstrações contábeis e financeiras atualizadas da seccional e subseções acessando o link Portal de Transparência no site da Ordem (www.oabes.org.br).

A finalidade do Portal é dar publicidade às informações de gestão relevantes da OAB/ES, permitindo acesso detalhado das receitas, despesas, balanço, balanço patrimonial e balancetes.

“A transparência em qualquer setor é primordial. A sociedade tem o direito de saber de onde vem os recursos, onde estão sendo aplicados, qual o seu destino e como serão utilizados. A transparência é um dever de qualquer instituição que tem como principal pilar a ética. É tão importante que logo no começo de nosso mandato reformulamos o Portal para facilitar ainda mais o acesso às informações, não só para os advogados e advogadas, mas também para a sociedade”, ressalta o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.

O Novo Portal de Transparência da OAB-ES foi lançado na gestão atual e a iniciativa está em conformidade com o provimento 185 do Conselho Federal, que trata sobre as regras de gestão do sistema OAB. O acesso é livre, não necessitando de login e senha. Além da Prestação de Contas traz informações de toda a estrutura organizacional e administrativa da Ordem.