Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Notícias da Advocacia

Notícias da Advocacia

Imagem do colunista Notícias da Advocacia

Notícias da Advocacia

OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado

23/05/2021 00:00:00 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado

Com a retomada das atividades do Poder Judiciário, a OAB-ES reinicia o serviço de vans com rotas saindo das regiões Norte e Sul para a Capital. O transporte visa proporcionar melhores condições à advocacia do interior para o exercício profissional, garantindo assim mais conforto e comodidade.

Os advogados e advogadas interessados em utilizar o serviço devem ficar atentos aos horários e percursos do mês de maio e junho. As rotas e horários podem sofrer alterações. Confira o itinerário no site da OAB-ES e nas Subseções.

"É uma grande satisfação poder oferecer esse serviço à advocacia, um grande orgulho. Inauguramos a Van em fevereiro, em fase de teste, e tivemos um excelente retorno. Por isso estamos retomando este mês. Essa iniciativa é um grande avanço para a advocacia de Norte a Sul do Estado. Queremos facilitar o trabalho de todos os advogados e advogadas", ressalta o presidente da Ordem, José Carlos Rizk Filho.

Drive Thru da OAB-ES reabre e registra movimento intenso

Imagem ilustrativa da imagem OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado

Em apenas 10 dias de reabertura neste mês de maio, o Sistema Drive Thru da OAB-ES, localizado em frente ao Fórum de Vitória, na Cidade Alta, já registrou o recebimento de mais de 1,8 mil processos e protocolos.

O serviço, desde sua inauguração, tem apresentado ótimos resultados. E agora, após o período de fechamento devido às restrições estabelecidas pelo governo do Estado em decorrência do aumento do contágio da Covid-19, que começou em 18 de março e terminou em 8 de maio, os advogados e advogadas estão utilizando-o bastante, principalmente pelo fato da agilidade no atendimento, já que não precisam sair do carro o que garante segurança nesses tempos de pandemia. Isso sem falar na redução/diminuição das filas e aglomerações no Fórum Cível de Vitória.

Uma equipe da Ordem e da CAAES atua no local prestando atendimentos e recebendo as petições e os autos físicos de processos de todas as Varas (com exceção para Iniciais). É bom ressaltar que no Drive Thru são atendidos somente carros ou motos e é necessário apresentar a carteira de inscrição da OAB-ES de forma física ou pelo aplicativo (Carteira Digital). Outros documentos não são aceitos.

OAB-ES reforça investimentos em salas e sedes para a advocacia

Imagem ilustrativa da imagem OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado

Com olhar atento à advocacia da Grande Vitória e do interior do Estado, nos mais diversos aspectos, a OAB-ES, desde 2019, vem realizando ações para levar melhores condições de trabalho para a classe em todos os municípios do Espírito Santo. Dentre as principais ações da atual gestão está o investimento da ordem de R$ 582,5 mil para implantação e melhoria de infraestrutura, modernização e inovação das salas de apoio e novas sedes de Subseções.

“Colocamos como prioridade, desde a minha campanha, a valorização dos advogados e advogadas do interior do Estado. Quem mora na Capital, automaticamente tem mais acesso para realizar o trabalho com mais celeridade, inclusive com maiores possibilidades de se qualificar. Por isso, esse investimento de implantação e de infraestrutura, modernização e inovação das salas de apoio e novas sedes de Subseções é primordial. É missão da OAB trabalhar de forma democrática, atendendo igualmente a todos os advogados e advogadas do Espírito Santo”, explica o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.

Foram investidos recursos para a construção das novas sedes das Subseções de Cariacica, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Aracruz e Guarapari (a de São Mateus ainda está em obras e deve ser inaugurada ainda neste semestre e a de Piúma já teve o contrato assinado). Também houve investimentos para disponibilizar Salas de Apoio aos advogados e advogadas em São Domingos do Norte, Iúna, Sooretama, Iconha, João Neiva, Muqui, Santa Leopoldina, São José do Calçado, Guarapari e Vitória.

Salas para advogados também foram instaladas no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL) e na Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMA I), no Complexo de Viana. Algumas Subseções receberam melhorias necessárias, como a da Serra e de Cachoeiro de Itapemirim. Dentro da Seccional, foi inaugurada a Ouvidoria da Mulher Advogada.

Ordem entrega mais de 60 carteiras para advogados a bacharéis em Direito

Imagem ilustrativa da imagem OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado

Mais de 60 bacharéis em Direito tiveram a alegria de receber a Carteira da Ordem e se tornar advogados e advogadas durante a quarta cerimônia on-line de 2021. A solenidade foi aberta pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho.

O juramento foi conduzido pela advogada Suelen Leontina França Alagoano, que também recebeu a sua carteira junto aos demais colegas. Já a oradora da turma foi Hansnara Marques de Almeida e o paraninfo, o advogado e membro da Academia Brasileira de Direito Tributário, Samir Furtado Nemer.

Durante a solenidade, os novos advogados e convidados foram presenteados com a apresentação virtual do Coral da OAB-ES, regido pelo maestro Max Carvalho e com a participação especial do presidente da OAB Jovem, Baltazar Bittencourt no violão. No repertório, Anunciação de Alceu Valença e Aleluia, de Leonard Cohen. O presidente da CAAES, Aloisio Lyra, também participou da solenidade.

Sala da Ordem no Fórum de Vitória é reaberta

Imagem ilustrativa da imagem OAB-ES retoma serviço de vans para advocacia do interior do Estado

Com o retorno das atividades presenciais do Poder Judiciário, as salas de apoio da OAB-ES estão sendo reabertas, gradualmente, para a advocacia.

A sala recém-inaugurada, localizada no Fórum Cível Criminal de Vitória, já está em pleno funcionamento. São 10 estações de trabalho com computadores prontos para a realização de peticionamentos e outras peças. A sala conta com uma estrutura com recepção, dois escritórios, sala de atendimento, três mesas redondas para reuniões ou para aguardo de atendimento ou audiências. O local também conta com uma expansão, a primeira sala especial reservada para lactantes, uma iniciativa pioneira da Ordem, para que as mães advogadas possam fazer o aleitamento com todo conforto e segurança. Ela funciona das 12 às 18 horas.

Além dessa sala, também já estão funcionando a sala da OAB-ES dentro do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na Enseada do Suá, e a sala do Centro Avançado do Juizado Especial (CAJE), em Santa Luzia, em Vitória.

OAB-ES lança pesquisa para identificar advogados com deficiência

A OAB-ES, por meio da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, lançou uma pesquisa para identificar o número de advogados e advogadas capixabas com deficiência. Para responder o questionário é só acessar o site da Ordem: www.oabes.org.br.

A iniciativa cumpre a Resolução OAB/ES nº 12, de 03 de dezembro de 2021, que criou o “Plano de Valorização da Advogada e Advogado”. O objetivo da pesquisa é articular, planejar e zelar pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Será lançada uma Campanha de Valorização da advogada e do advogado/Pessoa com Deficiência visando fomentar o pleno exercício da classe.

Além de identificar advogados e advogadas nesta situação, a pesquisa pretende saber se algum membro da família também tem alguma deficiência. Além de saber quais as barreiras enfrentadas por eles no exercício de sua profissão.

Para o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, a acessibilidade precisa entrar, definitivamente, nas políticas públicas e institucionais. “É um direito das pessoas com deficiência ter acesso a qualquer lugar nas cidades, nos estados e no País. Essa pesquisa da Ordem tem como objetivo elaborar uma espécie de Censo para que possamos conhecer a realidade de advogados e advogadas com algum tipo de deficiência, assim como de seus familiares. E a partir desse mapeamento, criar nossa política institucional”, ressalta José Carlos Rizk Filho.