Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Notícias da Advocacia

Notícias da Advocacia

Colunista

Notícias da Advocacia

OAB-ES realiza última solenidade de entrega de carteiras de 2021

null | 17/12/2021, 15:03 15:03 h | Atualizado em 17/12/2021, 17:51

Imagem ilustrativa da imagem OAB-ES realiza última solenidade de entrega de carteiras de 2021
|  Foto: Divulgação

A OAB-ES realizou, de forma presencial, na tarde de quarta-feira (15/12), a entrega de carteiras para uma turma de bacharéis em Direito que ingressaram na advocacia. A solenidade aconteceu no auditório da Ordem.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Seccional Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho. Também compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Alberto Nemer Neto, e o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Baltazar Bittencourt.

A Leitura do Compromisso foi feita pela bacharela em Direito Nathália Ribeiro de Almeida Cinelli, que recebeu a sua carteira ao lado dos demais colegas. Após o juramento, foi passada a palavra ao orador da turma, Breno Panetto.

A turma de bacharéis teve como convidada paraninfa a advogada Julia Scárdua Maria. "Com a entrega da carteira da Ordem assumimos um compromisso de assegurar o exercício dos direitos sociais, individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna e sem preconceitos. Viagem, leiam e trabalhem. No seu íntimo vocês já sabem o que devem fazer. Não se esqueçam do caminho que escolheram, a vida faz cobranças por vezes repugnantes. Por isso, é preciso ter consciẽncia de que a coisa mais importante não são suas conquistas, mas o seu desenvolvimento como pessoas boas e corretas. Desejo-lhes todo o sucesso, o amor e a liberdade”, disse em sua explanação.

O presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Baltazar Bittencourt, destacou as ações da atual gestão para valorizar os advogados em início de carreira, como o “Meu Escritório”, projeto inédito e inovador da OAB-ES, entre outros. ”Parabenizo a todos pela conquista e lembrem-se que é uma jornada longa, que está apenas começando. Sejam bem-vindos à OAB-ES”, declarou.

O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Alberto Nemer Neto, também desejou boas-vindas aos novos advogados e advogadas. "A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo foi humanizada.Ela abriu as portas para a advocacia e para a sociedade. A partir de hoje, vocês têm uma instituição muito forte. Temos aqui na Ordem Comissões para debater diversos assuntos porque aqui se discute tudo de forma democrática. Vocês precisam ter perseverança e enfrentar seus problemas de frente. A advocacia não é uma profissão fácil. Nós temos diariamente uma luta pelas nossas prerrogativas e pelos direitos dos nossos clientes. Nós defendemos interesses sempre lastreados pela lealdade processual, pela boa-fé e, principalmente, norteados pela ética. O código de ética e disciplina deve ser visitado diariamente, pois é com base nele que vocês vão construir a carreira de vocês. Desejo a vocês muito sucesso e a Ordem está de portas abertas para todos. Sejam bem-vindos e contem com a gente para o que precisarem", afirmou Nemer.

Em sua fala aos jovens advogados, o presidente José Carlos Rizk Filho disse que "a inscrição na OAB é uma carteira que os coloca em uma local constitucionalmente assegurado, um local de destaque. Hoje vocês são advogados. Isso traz uma felicidade e uma responsabilidade muito grande. Felicidade em estar em um local extremamente privilegiado. É um lugar que traz responsabilidade em se portar de maneira ética. Sejam muito bem-vindos a esta casa. Esta é a casa de vocês. Temos no Espírito Santo uma OAB, acima de tudo, apartidária, mas vigilante e atenta aos princípios básicos do nosso Direito. O presidente Rizk que vos fala, teve a honra de ser reeleito por mais três anos, eleito e reeleito. Eu presido essa solenidade com muito carinho e satisfação. Utilizem essa vitória para o bem das pessoas, da humanidade, para a sociedade, e a recompensa virá em todos os planos que você acredita. Parabéns a todos e todas”.

Subseção de Venda Nova do Imigrante inicia campanha “Valorize o advogado e a advogada de sua cidade”

Imagem ilustrativa da imagem OAB-ES realiza última solenidade de entrega de carteiras de 2021
|  Foto: Divulgação

A Comissão de Advogados do Interior e Revisão de Distribuição de Subseções, através do presidente, Erich Augusto Filgueira Florindo, e do vice-presidente, Francisco Caliman, acaba de lançar a campanha “Valorize o advogado e a advogada de sua cidade”, cujo objetivo é fazer uma conscientização em favor da advocacia do interior, assim como já foi feito na Capital, falando da importância de se procurar um advogado do próprio município quando necessário.

“A nossa ideia com essa campanha é que os advogados e advogadas de cada cidade do Espírito Santo sintam-se valorizados a partir do momento que a população entender a importância de procurar um profissional no local de sua residência. Essa é a mensagem que pretendemos passar, que com o aumento das tecnologias e a possibilidade de se fazer cursos online em qualquer lugar do país e do mundo, a classe advocatícia do interior tem cada vez mais se qualificado, então, não estamos crescendo apenas em quantidade nos 78 municípios do Estado, mas também em qualidade, o que significa que as pessoas podem, sim, dar preferência a um profissional da sua cidade, sem precisar de deslocar até a Capital”, explica Erich Florindo.

Ele ressalta, ainda, a importância de todas as Subseções aderirem à campanha, tanto pessoalmente, quanto nas redes sociais. “Foi elaborada uma identidade visual da campanha, inclusive com um outdoor, que seria muito bom que cada uma das Subseções colocasse em suas respectivas cidades”, lembra o presidente da Comissão.

Já o vice-presidente, Francisco Caliman, explica que é muito comum a advocacia no interior perder o serviço do seu munícipe para aquele de fora de sua cidade ou até de seu Estado.

Francisco Caliman ressalta, ainda, que esse movimento é comum em todos os tipos de atividades, não só na advocacia. “Mas nós, os profissionais do interior, sentimos mais, porque grande parte dos contratantes seguem essa linha de raciocínio: ‘Ah eu vou contratar um advogado ou advogada de grande centro, porque o processo caminha mesmo para as grandes cidades, porque é lá que as demandas se resolvem, e por aí vai. Por isso, estamos lançando essa campanha, de forma simples e objetiva, com esse verbo valorizar, que é muito amplo e vai atacar de forma muito completa o que concerne à advocacia, pesquisar, contratar, privilegiar um profissional próximo. É nesse sentido. A ideia é que os presidentes das 19 Subseções possam aderir a esse projeto, tão importante para nós advogados e advogados que estamos fora das grandes cidades, mas temos, sim, todas as qualificações para atender os clientes, sem que eles sintam-se mais ‘seguros’ contratando alguém que no seu imaginário é melhor apenas por estar em uma cidade maior”, conclui Francisco Caliman.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: