Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Quais os impactos de um dia sem internet no Brasil

Coluna foi publicada no domingo (01)

Eduardo Pinheiro | 02/10/2023, 11:18 11:18 h | Atualizado em 02/10/2023, 11:20

Imagem ilustrativa da imagem Quais os impactos de um dia sem internet no Brasil
Eduardo Pinheiro é consultor de tecnologia da informação |  Foto: Arquivo/AT

O Brasil, como muitos outros países, depende de cabos submarinos de fibra ótica para a conectividade à Internet. Embora seja possível que ocorram rompimentos ou danos a estes cabos devido a várias razões, como atividades sísmicas, ancoragens acidentais de navios, desgaste ao longo do tempo e outros fatores, os riscos são geralmente gerenciados de forma a minimizar interrupções significativas.

De acordo com o site Submarine Cable Map, o Brasil possui um total de 31.275 quilômetros de cabos submarinos de fibra ótica. Esses cabos conectam o Brasil a outros países da América do Sul, América do Norte, Europa e África.

Embora a maioria dos cabos submarinos seja projetada com redundância e diversificação geográfica, o que significa que existem várias rotas de cabos para garantir a conectividade contínua mesmo que um cabo seja danificado, o fato de mais de 90% do fluxo de dados da internet brasileira depender desse meio de transmissão acaba gerando preocupação em alguns setores.

Caso todas as medidas de segurança e de continuidade da transmissão falhassem e ocorresse um rompimento dos cabos submarinos de fibra ótica que viabilizam a Internet brasileira, vejam quais serviços seriam mais impactados:

Setor Comercial e Econômico
Empresas que dependem da Internet para operar, como bancos, comércio eletrônico, serviços financeiros e muitas outras, sofreriam perdas financeiras significativas devido a interrupções nas transações on-line.

Educação e Ensino a Distância
Universidades e escolas que dependem da Internet para ensino a distância seriam impactadas, prejudicando o acesso à educação.

Saúde e Telemedicina
A telemedicina, que depende da Internet, poderia ser interrompida, afetando a capacidade de prestação de serviços de saúde em áreas remotas e durante crises de saúde.

Governo e Serviços Públicos
Serviços públicos on-line, como agendamentos, solicitações de documentos e pagamento de impostos, seriam afetados, prejudicando a eficiência do governo e a experiência do cidadão.

Comunicação e Mídia
O acesso a notícias e informações on-line seria prejudicado, afetando a capacidade das pessoas de se manterem informadas.

Setor Financeiro
O setor financeiro seria impactado, pois muitas transações financeiras são conduzidas on-line. Pagamentos com Pix, cartões bancários e cartões de créditos ficariam inoperantes.

Entretenimento e Cultura
Serviços de streaming de vídeo e música seriam interrompidos, afetando o entretenimento e a cultura on-line.

Em resumo, um rompimento de um cabo submarino que resultasse na perda prolongada de conectividade com a Internet teria amplos impactos econômicos, sociais e culturais em todo o País. Portanto, a infraestrutura de cabos submarinos é considerada uma parte crítica da infraestrutura de comunicações global e é cuidadosamente mantida e monitorada para minimizar interrupções. Mas pelo sim e pelo não, seguimos rezando para que esse rompimento não ocorra.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: