O que observar na hora de comprar uma Smart TV
Vamos especificar aqui as principais funções que se deve observar na hora de comprar uma Smart TV
Comprar uma televisão, nos dias atuais, não é uma tarefa tão simples quanto era no passado. Para comprar uma TV, era somente levar em conta se o aparelho possuía alguns recursos, como antena interna, baixo consumo de energia do tubo e a presença de cores.
Na era da Smart TV, em que o computador e a Internet foram integrados ao aparelho de televisão, precisamos conhecer as diversas tecnologias e funções existentes para fazermos uma boa compra.
Vamos especificar aqui as principais funções que se deve observar na hora de comprar uma Smart TV, seja em uma loja física ou pela Internet.
Tecnologia da Tela - Esse aspecto é importante na hora de escolher uma Smart TV.
As tecnologias mais comuns são: OLED, QLED e Micro LED. A primeira é a tecnologia mais comum e que está presente na maioria das teles de celulares.
QLED é a tecnologia que usa pontos quânticos com nanocristais capazes de emitir cores básicas em tons vibrantes, com um contraste inferior que produz a sensação de preto lavado em cenas escuras.
A Micro LED é a evolução do LED e se destaca pela alta resolução aliada ao baixo consumo de energia. Já é a tecnologia dominante nas TVs com telas gigantes.
Tipo de borda – Nesse item, temos duas opções principais, as TVs de borda normal e as de borda infinita.
A TV de borda normal é aquela em que a imagem aparece dentro de uma moldura, o aparelho em si fica em destaque.
Já a TV de borda infinita está relacionada ao design e não a uma tecnologia específica. Nesse formato, a ideia é que o usuário veja somente o que está sendo exibido, e não o aparelho em si.
Tamanho da tela -Para definir o tamanho da tela do aparelho será preciso levar em consideração a distância de visualização.
A fabricante Sansung recomenda a distância na proporção de 2x o tamanho da altura do aparelho e fornece as seguintes referências: até 2m de distância, TV de até 42” (polegadas); entre 2,5m e 3m de distância, TV de 50” e 55”; e para distâncias acima de 3m, o ideal são TVs acima de 75”.
Conexões do aparelho - Os tipos de conexões de uma Smart TV são um aspecto muito importante na hora da compra.
Quanto mais opções de conexões o aparelho tiver, maiores serão as possibilidades de interações com outros dispositivos.
Os dispositivos mais comuns são os cabos HDMI, USB, vídeo composto, vídeo componente e a saída ótica para som, além de recursos sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth.
A conexão LAN, do tipo Ethernet (cabo azul), também é fundamental para possibilitar conectar via cabo a Smart TV à Internet doméstica.
Por fim, outro aspecto relevante para uma Smart TV é a compatibilidade do seu sistema operacional com as principais plataformas de streaming existentes, com destaque para Netflix, Amazon Prime, Disney+, Globo Play e HBO Max.
De olho nesses aspectos, o usuário tem tudo para fazer uma boa compra e desfrutar plenamente dos recursos impressionantes da televisão do século XXI.