Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

O golpe do leão da Receita Federal ataca novamente

O phishing tem sido uma das principais táticas utilizadas por criminosos virtuais para enganar pessoas desprevenidas e roubar informações sensíveis.

Eduardo Pinheiro | 12/06/2023, 14:06 14:06 h | Atualizado em 12/06/2023, 14:07

Imagem ilustrativa da imagem O golpe do leão da Receita Federal ataca novamente
Eduardo Pinheiro é consultor de tecnologia da informação |  Foto: Arquivo AT

Com o fim do prazo para a declaração do imposto de renda, os golpistas de plantão não perderam tempo e já começaram a enviar e-mails falsos onde se passam pela Receita Federal notificando os contribuintes.

No e-mail, que possui diversos erros gramaticais, os golpistas alegam que foi encontrada uma inconsistência na declaração do imposto de renda da vítima e a induzem a clicar em um link dentro do e-mail. 

Leia mais sobre Mundo Digital aqui

Ao clicar no link é instalado um aplicativo espião no dispositivo, para roubar dados pessoais e bancários. Essa é a técnica phishing por meio de e-mails.

O phishing tem sido uma das principais táticas utilizadas por criminosos virtuais para enganar pessoas desprevenidas e roubar informações sensíveis. 

Neste alerta, forneceremos informações cruciais sobre esse tipo de golpe e orientações sobre como se proteger. 

O golpe de phishing por email é uma forma de fraude on-line no qual os criminosos se passam por entidades legítimas, como bancos, empresas ou órgãos públicos. 

Eles enviam e-mails falsos para induzir as vítimas a compartilhar informações pessoais, como senhas, informações de cartões de crédito ou dados bancários. 

Esses e-mails geralmente parecem autênticos e solicitam ação imediata, alegando inconsistências, problemas de segurança ou atualizações de conta. 

Existem alguns sinais de alerta que podem indicar a presença de um e-mail de phishing:

Endereço de e-mail suspeito: Verifique o remetente cuidadosamente. E-mails de phishing frequentemente usam endereços que imitam uma organização legítima, mas contêm pequenas alterações ou erros ortográficos.

Solicitações urgentes ou ameaçadoras: Desconfie de mensagens que exigem ação imediata, ameaçam o bloqueio de contas ou alertam sobre riscos de segurança iminentes. Essas táticas são usadas para induzir à vítima a agir sem pensar.

Links suspeitos: Não clique em links diretamente do e-mail. Passe o mouse sobre eles para verificar se o endereço é legítimo. Fique atento a URLs encurtadas ou que pareçam suspeitas.

Erros gramaticais e ortográficos: Muitos e-mails de phishing contêm erros gramaticais ou ortográficos óbvios. Empresas legítimas costumam ter comunicações bem redigidas e revisadas.

A seguir vamos compartilhar três medidas que você pode adotar para se proteger desse tipo de golpe:

I- Desconfie sempre: Mantenha-se cético em relação a e-mails não solicitados e verifique cuidadosamente sua autenticidade, antes de tomar qualquer ação.

II- Verifique a fonte: Entre em contato com a organização ou serviço, diretamente, utilizando os canais de comunicação oficiais, para confirmar se a mensagem recebida é legítima.

III- Não clique em links suspeitos: Caso seja necessário acessar um site, digite o endereço diretamente na barra de navegação ou faça uma busca no mecanismo de busca confiável.

Se ficar atento aos sinais do golpe e adotar as dicas de segurança, dificilmente a pessoa cairá nesse golpe do leão do imposto de renda ou qualquer outro tipo de golpe que utilize a técnica do e-mail phishing.

Eduardo Pinheiro é consultor de tecnologia da informação

Leia mais 

Descubra as maravilhas da casa inteligente

Melhores opções para aprender inglês gratuito na internet

Proteção dos filhos contra abuso e exploração sexual on-line

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: