Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Como recuperar sua conta clonada do WhatsApp

| 19/07/2020, 10:21 10:21 h | Atualizado em 19/07/2020, 10:23

Os golpes da clonagem de contas do WhatsApp não param de crescer e, segundo pesquisa da Google Trends, esse golpe tem sido um dos assuntos mais pesquisados até o momento, na internet brasileira.

Explorando uma brecha na segurança, que ocorre quando o usuário não ativa o fator de confirmação em duas etapas, e também o espírito de colaboração das pessoas, os criminosos conseguem sequestrar contas do aplicativo WhatsApp e, por meio de engenharia social, aplicam golpes em parentes e amigos da lista de contatos da vítima.

Geralmente, os golpistas selecionam na própria internet o número do telefone associado à conta do WhatsApp que será sequestrado. Isso pode acontecer em anúncios comerciais de portais como OLX, Mercado Livre e até mesmo em redes sociais, já que muitas vezes os números ficam ali expostos, facilitando a ação dos criminosos. Se a exposição for inevitável, o melhor a fazer é ativar os recursos de segurança do aplicativo.

Porém, se devido a um descuido você acabou se tornando mais uma vítima desse golpe, veja os 4 procedimentos que devem ser realizados para minimizar o impacto de uma conta sequestrada e para recuperar a conta do aplicativo.

Solicite bloqueio da conta

A primeira ação a ser feita é comunicar, imediatamente, ao suporte do WhatsApp e solicitar o bloqueio da conta, para que o criminoso não consiga se passar pela vítima e tirar dinheiro dos seus contatos. A solicitação de bloqueio da conta deve ser feita enviando um e-mail para [email protected], com o assunto: Perdido/Roubado – Desative minha conta.

Procure avisar aos seus contatos

Após a solicitação do bloqueio da conta, a vítima deve telefonar para seus parentes e amigos mais próximos, avisar o ocorrido e pedir que comuniquem o fato nas redes sociais e nos grupos do WhatsApp.

Quanto mais abrangente e eficiente for essa rede de comunicação do fato menor será o risco de sucesso do golpe.

Recupere a conta do WhatsApp

Para recuperar a conta do WhatsApp, a vítima fará o mesmo que o criminoso fez ao sequestrar a sua conta. Iniciar o processo de instalação do WhatsApp com os dados da sua linha telefônica. Nesse processo podem ocorrer duas situações:

1 - A vítima receber um código via SMS e conseguir recuperar a conta.

2 - O criminoso fez o que a vítima devia ter feito e ativou a verificação em duas etapas e agora possui um código que, é claro, não fornecerá para a vítima. Desse modo, a vítima só conseguirá recuperar a sua conta após 7 dias, quando efetuará novamente o processo de instalação e receberá um código master para concluir a recuperação da conta.

Uma alternativa para recuperação da conta é instalar o aplicativo “WhatsApp Business”. Entretanto, o processo de recuperação pode levar 12 horas e, nesse espaço de tempo, o criminoso pode fazer um grande estrago financeiro se passando pela vítima.

Informe o caso à polícia

Após a realização dos passos anteriores, a vítima deve procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência policial e assim fornecer elementos para que a polícia possa investigar o caso.

Por fim, a boa notícia é que todo esse transtorno pode ser evitado. Para isso, basta ativar o fator de verificação em duas etapas e nunca fornecer o código gerado para ninguém. Simples assim!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: