Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Aprenda a economizar a bateria do seu smartphone

Artigo publicado no jornal A Tribuna de domingo

Eduardo Pinheiro | 27/03/2023, 18:03 18:03 h | Atualizado em 27/03/2023, 18:22

Imagem ilustrativa da imagem Aprenda a economizar a bateria do seu smartphone
Colunista de A Tribuna, Eduardo Pinheiro |  Foto: Divulgação

Nos dias atuais, o smartphone faz mais falta em nosso cotidiano do que a própria carteira de documentos, até porque esses aparelhinhos tecnológicos já fazem tudo o que a carteira faz e muito mais. 

Com o celular, temos nossos documentos digitais, pagamos contas com uso de aplicativos, estamos conectados com o mundo digital e ainda efetuamos as ligações telefônicas convencionais, estas, cada vez mais em desuso, diante de tantas tecnologias de comunicação disponíveis ao alcance dos dedos.

Porém, diferentemente das carteiras, os smartphones precisam de energia para se manter em funcionamento, a qual é fornecida por meio das baterias. Uma bateria descarregada, fora de casa, no meio do dia, pode significar uma sensação desagradável de isolamento e impotência.

Todavia, alguns cuidados podem prolongar, de forma surpreendente, a carga da bateria do smartphone. Conheça alguns ajustes e configurações que irão garantir a energia necessária para o aparelho manter-se em pleno funcionamento, durante um período maior.

1- Ative o modo de economia da bateria 

Apesar da maior parte das pessoas desconhecer, todo dispositivo possui o recurso de funcionamento em modo de economia de bateria. É possível escolher entre uma economia mais suave ou mais agressiva. Esse segundo modo desativa várias funcionalidades secundárias do dispositivo.

2- Diminua o brilho da tela

O brilho da tela é um dos itens que mais consome a carga da bateria, por isso é sempre bom regular o brilho para um nível não muito intenso, mas que permita visualizar a tela com conforto para os olhos.

3- Reduza o tempo para o bloqueio da tela

O tempo em que a tela fica ativa, com a luz de operação ligada, também deve ser regulado para o bloqueio automático após cerca de 45 segundos sem atividade no aparelho. Deixar a tela acesa sem utilizar o aparelho é desperdício de bateria.

4- Desligue o modo vibração

Outro item dos smartphones que consome boa fatia da carga da bateria é o motor de funcionamento da função de vibração do aparelho. Assim, só mantenha no modo vibração em ambientes barulhentos, nos quais o toque sonoro do dispositivo não seja viável.

5- Desligue as notificações

As notificações que ficam ativas de diversos aplicativos também consomem muita bateria, então recomenda-se desativá-las, caso pretenda prolongar a carga de energia da bateria.

Finalmente, além dessas dicas, também é recomendável, em relação aos recursos como Bluetooth, NFC e localização do aparelho, mantê-los ligados somente quando efetivamente estiverem sendo utilizados. 

Seguindo essas orientações, o usuário se surpreenderá com o prolongamento da carga útil da bateria do seu smartphone e assim reduzirá, consideravelmente, as chances da bateria do seu aparelho deixá-lo na mão fora de casa.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: