Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Lição de Gramado para capixabas: turismo se aprende na escola

Luiz Trevisan | 14/02/2023, 10:27 10:27 h | Atualizado em 14/02/2023, 10:30

Com poucos recursos humanos bem treinados, o atendimento segue como grande desafio da hotelaria capixaba seja no litoral ou montanha. Empresários reclamam da falta de  mão de obra qualificada, clientes reclamam do atendimento precário, e não há beleza natural, mar ou montanha, que dê jeito, na hora de avaliar custo e benefício.

Empresários e jornalistas que  voltaram de Gramado (RS), dias atrás, são uníssonos em apontar a alta qualidade do atendimento, nas serras gaúchas, como o grande diferencial. “Lá, eles aprendem turismo na escola, desde o ensino fundamental. Acho que esse é o caminho a seguir por aqui”, opina o repórter Júlio Huber, que conhece bem Gramado.

E antecipa que o prefeito de Gramado, Nestor Tissoti, virá ao Estado, em breve, falar da experiência com o turismo de montanha.

Desafio da descida

Enquanto a duplicação da BR-262 não sai, parlamentares e técnicos da área de Infraestrutura seguem debatendo um dos entraves no turismo de montanha, que é a descida de Pedra Azul e Campinho, a partir da Vista Linda, aos domingos e feriados. Feita em pista única, vira procissão interminável. Já se propôs inverter, no horário de pico, as pistas, de modo a obter os escapes da pista de subida. Cogitou-se ainda uma alça rodoviária, entre a ponte do Rio Jucu e o alto da Vista Linda. Na próxima quinta-feira, tem nova reunião sobre o assunto. 

Atlas florestal

A Seama prepara o Atlas Florestal 2023, que vai atualizar os dados da cobertura nativa e de árvores replantadas ou em regeneração. O mapeamento incluiu imagens de satélites, que começaram a ser utilizadas em 2019. Conforme o Atlas 2018, a cobertura florestal no Espírito Santo era 22% do território e se encontrava “estabilizada”. 

...Madeira abaixo

Com a especulação imobiliária avançando por sítios e áreas rurais durante a pandemia (2021/2022), a Polícia Florestal volta e meia tem trabalho com desmatamentos e loteamentos clandestinos em municípios como Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Teresa.

Barulho

Serviço de Disque-Silêncio que é bom, para regular as festinhas ruidosas, madrugada adentro, não tem. Costuma fechar das 22 às 7 horas. Igual ao restaurante da piada que fecha para... almoço. 

Empréstimo pendente...

Destinado à informatização das comarcas, o pedido de financiamento de US$ 35 milhões (R$ 180 milhões), feito pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), deverá ser analisado pela Comissão de Financiamento Exterior do Senado até março próximo. Havia expectativa de que fosse autorizado até dezembro passado. Ficou para o novo Congresso decidir e o atual governo autorizar. Atualmente, mais de 70% dos processos no TJ-ES ainda são analógicos.

... Ajuda possível

A nova bancada federal capixaba, que tomou posse no último dia primeiro, poderá ter papel importante na liberação do financiamento do BID para o TJ-ES. Segundo experiente parlamentar, alguns empréstimos, sem a pressão política, “costumam tomar chá de gaveta”.

CURTA

BALNEABILIDADE DAS PRAIAS. Deputado Fabrício Gandini apresenta projeto que obriga prefeituras a fazer e divulgar teste semanal sobre a qualidade da água nas praias do Estado.

SE A MODA PEGA... Ubatuba, litoral de São Paulo, começa a cobrar taxa ambiental de carros dos veranistas.

ALÔ, POPEYE. Farinha de grilo seco com corante de cochonilhas no prato. Segundo a Italian Cricket Farm, é mais comum em alimentos do que se imagina. E tem mais ferro que espinafre. 

PREMIO DE JORNALISMO. Inscrições para o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo vão até o próximo dia 28. Aberto a capixabas, matérias devem abordar a importância do agronegócio no desenvolvimento regional.

... A PROPÓSITO. Há um pleito da bancada federal capixaba para que o Banco do Nordeste instale superintendência regional em Vitória. Hoje, municípios do Norte recebem benefícios da Sudene.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Já temos ilha de plástico em nosso mar (Ilha da Trindade), uma boa alegoria para o nosso Carnaval”. Entreouvido em arquibancada do Sambão do Povo.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: