Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Garoto vai crescer em 2021

| 06/09/2020, 07:37 h | Atualizado em 06/09/2020, 07:52

A Nestlé deve anunciar nos próximos dias novidades sobre a marca Garoto e investimentos previstos para o próximo ano, o que inclui a expansão da unidade fabril da Glória, em Vila Velha. Quanto ao desempenho da produção e vendas de chocolates registradas no período da pandemia, a assessoria da empresa informa que foi adotada uma postura “resiliente”, e que segue operando com “resultados positivos”.

Mordida menor

Dados nacionais do setor relativos ao primeiro semestre apontam redução de 11,8% no consumo de chocolates, e que houve retração da produção de 22%, comparando com 2019.

Imagem ilustrativa da imagem Garoto vai crescer em 2021
|  Foto: Amigos da Jubarte/Leonardo Merçom

BALÉ E CANTO DAS BALEIAS

Neste feriadão, os passeios de barco para apreciar as baleias-jubarte na costa capixaba se estendem até terça-feira. Programação turística segue até outubro, período em que podem ser avistadas próximo ao litoral. Também conhecidas como baleias-corcunda ou baleias-cantoras, nesta época elas saem dos mares gelados da Antártida para namorar e procriar em águas tépidas. O escritor José Eduardo Agualusa relata que o canto das baleias fascina os cientistas. “Os machos são considerados cantores clássicos, pois criam demoradas e ricas composições”, salienta.

Um rio que passou

Eleição municipal em Iconha incluiu uma nova plataforma ambiental. É o desassoreamento do rio que atravessa a “cidade dos caminhoneiros” e costuma transbordar alagando toda a área baixa. Em janeiro último, como se sabe, Iconha enfrentou enchente devastadora.

Por onde anda...

Ex-deputado estadual, cassado por infidelidade partidária, Jardel dos Idosos pode ser visto tocando em frente num ferro-velho, no bairro São Cristóvão, Vila Velha. Trabalha com reciclagem e diz que é sua forma de “contribuir para o meio ambiente”. Jardel ficou conhecido por pintar buracos nas ruas de Vila Velha, para chamar a atenção das autoridades.

O lobo e o bolso

Do cachoeirense Sérgio Neves, sempre bem-humorado, avaliando a nova cédula de R$ 200. “Para muita gente, será mais fácil achar um lobo-guará no quintal do que no bolso”.

Sem sinalização

Afogamento de jovem na Ponta dos Fachos, Manguinhos, consternou a comunidade e chamou a atenção não apenas pela ausência de salva-vidas nas praias. Mais simples e prático, faltam sinalizações alertando para o perigo, em dias de maré revolta e buracos na areia.

Abre e fecha livro

A Biblioteca Estadual, que anda fazendo reabertura gradual dos serviços, ainda não tem como avaliar alterações nos hábitos de leitura durante a pandemia. O Sistema de Bibliotecas Transcol, por exemplo, com 27 mil usuários, sentiu o baque do recolhimento das pessoas. “Mas não faltaram estímulos, como a campanha Quarentena Literária e o adiamento das devoluções dos livros”, frisa a gerente do sistema das bibliotecas públicas, Marcelle Queiroz.

Caraíva? Melhor não

A anunciada reabertura turística de Caraíva, perto de Porto Seguro (BA), não agrada aos nativos. Reclamam que a vila natureba, favorita de muitos capixabas, tem população do grupo de risco e falta protocolo sanitário.


CURTA

LEI ALDIR BLANC Secretaria de Cultura calcula que ainda nesta quinzena de setembro inicia o cadastro dos beneficiários dos R$ 58,6 milhões previstos para auxiliar artistas capixabas.
DOBRADINHA 2022? Ex-futuro vice de Bolsonaro, Magno Malta tem sido visto em articulações com Amaro Neto, ambos de olho nas eleições 2022.
NO AR Em Cachoeiro, tem professor saltando de parapente para motivar alunos nas aulas online.
CIDADE SOL... Nesta terça-feira, Vitória vai completar 469 anos, bela e jovem.
FILOSOFIA NA PANDEMIA “Covid-19 não é Sete de Setembro, mas é uma parada”, entreouvido em salão de beleza.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: