Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Confiança da indústria capixaba oscila no primeiro trimestre

Artigo publicado na edição deste domingo (23), do jornal A Tribuna

Luiz Trevisan, do jornal A Tribuna | 24/04/2023, 14:17 14:17 h | Atualizado em 24/04/2023, 14:16

Imagem ilustrativa da imagem Confiança da indústria capixaba oscila no primeiro trimestre
Luiz Trevisan, colunista de A Tribuna |  Foto: A Tribuna

Indicadores de confiança e expectativa de negócios do empresariado industrial capixaba apontam uma oscilação próxima a 50.0 pontos, no limite do positivo e negativo. Em março o índice de confiança recuou 1,7 pontos, comparado a fevereiro, e registrou 49,7 pontos. Na avaliação técnica da Findes, “números mostram falta confiança, mas não de forma intensa ou disseminada”.

Já o indicador de expectativas, mesmo 2.0 pontos abaixo, registrou 51,8 pontos, sinalizando que cenário deverá melhorar nos próximos seis meses. Na avaliação política desses números, o setor parece refletir a polarização ainda existente no cenário nacional. E revela um perfil hoje mais próximo à centro-direita de expressiva parcela dos industriais capixabas.  

Leia mais sobre Fonte Grande aqui

Novo ciclo?

Atual composição da bancada federal abre chance para candidato de centro-direita ser forte na próxima disputa ao governo do Estado. Dos 13 parlamentares, maioria defende bandeiras da direita e extrema direita, o que reflete a expressiva votação que o Espírito Santo deu aos aliados de Bolsonaro. “Mas em quatro anos muda muita coisa, há uma nuvem cinzenta sobre o ex-presidente, e se o governo Lula for bem, o cenário será outro”, avaliou para a coluna um parlamentar de direita interessado em disputar o governo em 2026. 

Caminho de volta...

Parte da leva de brasileiros que foi para Portugal reavalia o caminho de volta. Pressionados pela cesta básica, que nos últimos dois anos subiu 40%, e uma inflação que supera 10%. Já não é a Europa boa e barata de outrora, embora siga com elevada qualidade de vida. 

... Notícias falsas

A jornalista capixaba Luísa Torre, que mora no Porto e faz curso na Universidade da Beira Interior, publicou lá artigo sobre o jornalismo português contaminado por notícias falsas. Mote: metade dos jornalistas considera que jornalistas são agentes de desinformação. Aponta ainda áreas do país “que estão desertas de cobertura jornalística eficiente”. 

Leia mais

Caso Mariana para inglês ver e julgar em um ano

Chocolate capixaba é premiado em Paris e chega a 40 marcas

Gonzagão em Linhares

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, tinha parada certeira em Linhares, sempre que viajava do Rio de Janeiro para o Nordeste, e preferia ir de carro que avião. Um primo do autor de Asa Branca, morador de Linhares, fazia essa conexão, e o cineasta Cloves Mendes desenvolve projeto para contar a história. Em tempo, Cloves Mendes mudou-se de Vitória para Itaúnas e segue cheio de planos. Outro dele é um documentário sobre a pintora linharense Nice Avanza.

Intransitável

O governo do Estado vai recorrer à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para melhorar o acesso ao Parque Nacional do Caparaó, pelo lado do Espírito Santo. Chuvas e falta de conservação deixaram intransitável a rodovia de acesso ao Pico da Bandeira.


curta

FLUXO TURÍSTICO. Passaram pela Casa do Turista, em Pedra Azul, ano passado, 80.069 pessoas, 10% a mais do que em 2021. Houve significativo número de turistas estrangeiros.

PARQUE EM CAMBURI. A Vale vai construir novo parque, de 17,6 mil metros quadrados, na parte norte de Camburi, Vitória. Previsão de inaugurar em 15 meses.

VIOLÊNCIA NA ESCOLA. Criar uma delegacia especializada em investigar ameaças e crimes nas escolas é a proposta que Vandinho Leite apresenta na Assembleia Legislativa.

BULLYING. O deputado estadual Fabrício Gandini propõe que a Secretaria de Educação crie órgão para apurar denúncias de bullying, intimidação e discriminação nas escolas.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Rússia contra Ucrânia, a China e seus vírus: no faroeste moderno não há mais mocinhos nem mocinhas”. Entreouvido em academia de fortões e saradonas.

Leia mais

Governo investe no Sul em busca do terreno perdido

Novas “pontes” aproximam o agronegócio do Norte

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: