Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Estatuto da Criança, 30 anos depois

| 09/08/2020, 08:37 08:37 h | Atualizado em 09/08/2020, 09:00

“Foi muito sofrimento, desgaste, mas valeu a pena”. A frase resume hoje o sentimento da ex-deputada federal Rita Camata, relatora do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completa 30 anos.

Lives e homenagens feitas para comemorar a data demonstram a importância do estatuto agora reconhecido como o maior movimento nacional para assegurar direito às crianças e adolescentes. Contudo, a maioridade penal, até hoje questionada por alguns, gerou polêmica e muito debate.

“Disseram até que eu estava protegendo pivetes, imagina. Esses não repararam nos avanços, como universalização das vacinas e do ensino”, aponta. Reclusa, por força da pandemia e viuvez, Rita evita participar das homenagens.

Risco de retrocesso

A relatora do Estatuto se diz lisonjeada pelas lembranças e elogios à sua atuação, e manifesta desejo de que “não haja retrocesso”. Da política, diz que é página virada. “Quero paz, viver a minha família, os netos, a minha viuvez”. O marido dela, ex-senador Gerson Camata, foi covardemente assassinado na Praia do Canto, Vitória, em dezembro de 2018.

Primavera antecipada

Imagem ilustrativa da imagem Estatuto da Criança, 30 anos depois
|  Foto: Dulci Bravin

Cerejeiras de Pedra Azul, em Domingos Martins, ajudam a amenizar o clima destes dias frios e da pandemia, que atingiu mais de 100 mil mortes no País. Já os últimos indicadores no Espírito Santo sinalizam tendência de melhores dias.

Temores rondando

Apreensão no sistema Sebrae. O STF começou a julgar proposta que, na prática, acaba com recursos do sistema em funcionamento há 48 anos. São cerca de cinco mil funcionários no País, e 200 deles no Espírito Santo.

Primeira mulher

Conhecida pelo trabalho à frente da Apae de Colatina, Maristelis Caetano surge como primeira mulher candidata à prefeitura. Entre os incentivadores, o deputado federal Josias da Vitória. Já o atual prefeito, Sérgio Meneguelli, faz mistério, mas as apostas são de que irá para a reeleição. Paulo Folleto e deputado Renzo Vasconcellos não devem concorrer.

Nó de marinheiro

A despolitização da gestão na Codesa é considerada por parlamentares da bancada federal capixaba um dos grandes entraves no processo de privatização Porto de Vitória. Governo federal sinaliza consulta pública em outubro e leilão no primeiro semestre de 2021.

Perigo estocado

A explicação de empresas negando risco de explosões nas cargas armazenadas em terminais capixabas repercutiu nos bastidores da Assembleia Legislativa. Teve parlamentar torcendo o nariz e pensando exigir maior transparência. “Líbano não é aqui”, murmurou um deles.

Carmélia, por amor

Transformar o Teatro Carmélia, em Vitória, em armazém de café abre cortina sobre o sucateamento da área, que já foi palco de bons espetáculos. E afronta a memória de Carmélia Maria de Souza, autora da bela coletânea “Vento Sul”. Em tempo: “Carmélia, por amor”, recital em sua homenagem idealizado por Amylton de Almeida e Milson Henriques, foi um dos maiores sucessos de público do teatro capixaba e encenado em 1976.

Cloroquina é pouco

Entreouvido, com tom de espanto, em sala de espera de consultório médico na Praia do Canto. “Ozônio retal, homem tomando anticoncepcional, gente se entupindo de vermífugo, céus!”

CURTA

Lista de Espera Os R$ 12 bilhões de crédito para socorrer micro e pequenas empresas, via Pronampe, devem sair até próximo dia 15. Há longa lista de espera nos bancos.

Inferno no Paraíso Desolação nos que cultuam a rústica Praia de Caraíva, no Sul da Bahia, paraíso natureba. Está fechada e coronavírus causa baixas em nativos, muitos indígenas.

Em Casa Deputada estadual Janete de Sá recupera-se da Covid agora em casa. E fala em voltar às sessões online nesta semana.

Meme nas Redes “Escola não cuida de piolho, vai cuidar de Covid?”, sobre possível retorno presencial.

Filosofia na Pandemia “Aumenta a corrida espacial rumo a Marte e vacina”.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: