Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Nova pesquisa neutraliza “faca no pescoço”, dizem aliados de Nunes

Coluna foi publicada no sábado (06)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 08/07/2024, 11:28 11:28 h | Atualizado em 08/07/2024, 11:28

Imagem ilustrativa da imagem Nova pesquisa neutraliza “faca no pescoço”, dizem aliados de Nunes
Para aliados de Nunes, resultado de pesquisa Datafolha neutraliza "faca no pescoço" |  Foto: BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Aliados do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), comemoraram a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (05) e entendem que os números neutralizam a “faca no pescoço” colocada pelo presidente da Câmara Municipal, Milton Leite (União). Segundo o levantamento, Nunes venceria Guilherme Boulos (Psol) por 48% a 38% em eventual 2º turno, que foi pela primeira vez aferido pelo Datafolha.

Para um auxiliar de Nunes, ninguém abandona o pré-candidato que está 10 pontos percentuais à frente do rival no segundo turno. Na véspera da pesquisa, Leite afirmara à coluna que a relação com Nunes estava uma “m...” e ameaçou desembarcar da aliança. No aguardo do Datafolha, o prefeito escolheu não reagir ao aliado, e agora espera conversar em outros termos.

Tensão. Nunes foi orientado a silenciar não apenas para evitar um rompimento definitivo com Milton Leite. De acordo com aliados, o prefeito sairia enfraquecido se cedesse imediatamente à investida pública do União paulistano. A expectativa no MDB é de contornar o impasse nos próximos dias, com direito a foto de Nunes e Leite na convenção.

Vozes. Advogados de São Paulo querem mais democracia na escolha do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e defendem mandato para os ministros do Supremo Tribunal Federal, segundo pesquisa on-line da OAB-SP. Durante dois dias, a seccional ouviu 27 mil profissionais. A participação foi espontânea.

Caminho. A maioria dos entrevistados (86%) defendeu mandato no Supremo Tribunal Federal (STF) e 82% pediram eleições diretas na OAB nacional. Os dois temas têm propostas em tramitação no Congresso aguardando votação.

Eita. O recuo do PT no acordo entre a maioria dos partidos da Câmara dos Deputados para aprovar a PEC da Anistia repercutiu negativamente nas bancadas, e será pauta de uma “lavação de roupa suja” na próxima reunião de líderes.

Meia-volta. A proposta tinha apoio de todos os partidos, exceto Psol e Novo. Mas, quando o texto já estava em análise no plenário, o PT pediu retirada de pauta, o que foi acolhido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

Será? O PT diz que o texto do plenário não era o mesmo acertado. Lideranças na Câmara, porém, viram uma manobra frente às críticas à PEC nas redes.

Estreia. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, fará neste domingo (07) sua primeira viagem internacional no cargo. Ela vai com Lula à Bolívia, para dar apoio ao presidente Luis Arce, que sofreu tentativa de golpe de Estado.

Reação. O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável e a Associação Nacional de Jogos e Loterias avaliam como recorrer de decisão liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) derrubar sites não licenciados pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj). As entidades veem desrespeito à lei de regulamentação do setor aprovada em 2023, e com prazo de transição até dezembro deste ano.

Tese. “A regulamentação federal, por óbvio, se sobrepõe à legislação do Rio e ao edital de credenciamento da Loterj”, diz a ANL.


Para ver, ouvir e pensar

Filme: Assassinos da Lua das Flores

Música: Tocando em Frente

Livro preferido: Longo Caminho para a Liberdade, autobiografia de Nelson Mandela

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: