Bolsonaro dá a Brito, favorito de Lula, a medalha dos “3is”
Coluna foi publicada nesta terça-feira (09)
Nome favorito do governo Lula para presidir a Câmara a partir de 2025, o deputado Antonio Brito (PSD-BA) busca se aproximar também do ex-presidente Jair Bolsonaro. No último dia 4, esteve com ele em Brasília e recebeu do líder da direita a medalha “3is: imorrível, imbrochável e incomível”.
Segundo apurou o Broadcast/Coluna, Brito disse ser governista, mas que isso vale para todos os governos. O líder do PSD mostrou um levantamento do “Basômetro” - ferramenta de dados do Estadão - sobre o nível de apoio de parlamentares ao Executivo.
Bolsonaro gostou, pois Brito apareceu com 87% de governismo durante sua gestão. No governo Temer, Brito marcou 81%. Nos governos Dilma 1 e 2, 83% e 69%. No governo Lula, ele calcula chegar a 95%.
RECEITA. Procurado pela reportagem, o líder do PSD não comentou o encontro com Bolsonaro, mas disse que “para presidir a Câmara, é necessário ter independência, dialogar com todos os deputados de esquerda, direita e centro e garantir igualdade nas pautas de todos”. Em clima de campanha, Brito fará uma superfesta nesta terça-feira (09) em Brasília.
NEM AÍ. Ao detalhar o esquema de venda de joias e presentes oficiais recebidos por Jair Bolsonaro, a Polícia Federal destacou outro aspecto da atuação do grupo do ex-presidente. Os fatos “demonstram total desprezo pelo patrimônio histórico brasileiro e desrespeito ao Estado estrangeiro”, diz a PF.
DESCORTESIA. Por trás das pedras preciosas e do luxo das peças presenteadas à comitiva brasileira, há características culturais dos países parceiros. E tudo foi prontamente levado ao mercado para Bolsonaro fazer caixa.
RECUO. O empresário argentino Fernando Cerimedo, aliado de Bolsonaro e Javier Milei, faltou à conferência conservadora, em Santa Catarina, por medo de ser alvo da Polícia Federal. “Acho que, se for ao Brasil, vou ter problemas com a PF”, disse à Coluna.
REPRESENTANTE. Cerimedo está na mira da PF desde que articulou lives em 2022 com fake news sobre as urnas eletrônicas. Giovanni Larosa, funcionário dele no site La Derecha Diário, também conhecido por divulgar notícias falsas, marcou presença.
DRESS CODE. Para ficar tudo do jeito que o PT deseja, pré-candidatos a prefeito que viajaram a Brasília para fazer fotos com a primeira-dama Janja da Silva e ministros foram orientados pela sigla sobre as roupas e até o corte de cabelo. Os homens devem priorizar camisas claras e lisas. As mulheres, roupas com pouca estampa. O vermelho não foi vetado, tampouco recomendado.
EXPECTATIVAS. Até 2030, o Plano de Transformação Ecológica formatado pelo governo Lula deve elevar de 2% a 3,5% a média de crescimento do PIB do País e gerar 10 milhões de empregos. A previsão foi feita pelo secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux.
OTIMISTA. “Há números até mais altos, mas, se subirmos para 3% ou 3,5% (o crescimento do PIB), seria um ganho bem significativo. Há espaço para isso. É uma grande chance do País”, disse Dubeux ao Broadcast/Coluna.
Pronto, falei!
"A alíquota zero para produtos de saúde menstrual é uma política extremamente ruim. É mais efetivo distribuí-los à população de baixa renda do que desonerar” - Maria Carolina Gontijo, advogada tributarista