Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Só Brasil e 3 países aplicam 1 milhão de doses/dia

| 26/04/2021, 09:55 09:55 h | Atualizado em 26/04/2021, 10:06

O Programa Nacional de Imunizações produziu uma ótima notícia: o Brasil atingiu e manteve entre segunda e sexta, a meta prometida pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde) de aplicar um milhão de doses contra Covid-19 por dia na população.

Somente Estados Unidos, China e Índia conseguiram chegar a essa marca. Grande produtor de vacinas, o Reino Unido não chegou ao patamar que o Brasil superou semana passada.

Marca importante
Em cinco dias, incluindo feriado, o Brasil aplicou exatas 5.276.676 doses, mais da metade de segundas doses, que deixam a pessoa imunizada.

Por pouco
Incluindo-se o fim de semana passado, a média cai abaixo de um milhão, mas por muito pouco. Foram 6.262.138 doses ou 894 mil vacinas por dia.

Desempenho
Nos primeiros 23 dias do mês, incluindo feriados e os finais de semana, o Brasil aplicou 18.333.710 doses. Os dados são do site vacinabrasil.org.

Torcida fúnebre
Além dos números da vacina, surpreendentes, impressiona o silêncio de grande parte da mídia sobre o número de vacinas aplicadas no Brasil.

TC roda presa dificulta obras importantes no DF
Costuma-se dizer em Brasília que Tribunal de Contas do Distrito Federal é do tipo roda presa. De fato. Levantamento desta coluna verificou que dormita em suas gavetas uma dúzia de projetos para melhorar qualidade de vida, todos com recursos assegurados, como expansão em 3,8km da linha do metrô de Samambaia, 618 casas populares, duplicação de vias, dois viadutos etc. Até um centro odontológico para os pobres não sai do papel porque o tribunal não analisa e nem libera seus editais de licitação.

Papelada na gaveta
Órgão auxiliar do Legislativo, cabe ao TCDF analisar editais de licitação antes de serem publicados. Mas conselheiros deixam acumular serviço.

Investimentos pendentes
Só o DER tem cinco projetos importantes nas gavetas do tribunal. Todos os projetos engavetados estão estimados em R$470 milhões.

Só saiu na marra
No governo de Agnelo Queiroz (PT), o SLU (limpeza urbana) teve de ir à Justiça para fazer o TCDF analisar e liberar o edital do aterro sanitário.

Questão de concorrência
O ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) pôs o dedo na ferida dos que criticam a Ferrogrão. Será “o maior regulador de tarifa do Brasil. Aqueles que vão competir com a Ferrogrão não querem a Ferrogrão”, disse.

Enfim, o progresso
As comissões de Trabalho e de Desenvolvimento Econômico da Câmara realizam reunião nesta quarta (28) para debater os projetos que tratam extinção do monopólio de serviços postais e a privatização dos Correios.

Verba no desenvolvimento
Mesmo com recursos cortados pelo rival Paulo Guedes (Economia), o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) confirmou R$72,7 milhões para 42 obras de saneamento básico em 14 Estados e no DF.

Ritmo legislativo
O novo chanceler Carlos França vai se apresentar nesta quarta aos deputados da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Vai expor as prioridades do Itamaraty para o ano de 2021, já quase na metade.

Recuperação x mortalidade
Levando em conta todos os óbitos associados à covid desde março do ano passado, a taxa de recuperação no Brasil é de 98,64%, de acordo com a plataforma Worldometer. A taxa de mortalidade é de 1,36%.

Cicatrizes profundas
Brasileiros moradores de Nova York comentam um início do retorno ao normal, numa das maiores cidades do mundo e também uma das mais atingidas pela pandemia da covid-19. “Até turistas voltaram a aparecer”, relata um morador “mas não chega perto do que era antes”, admite.

Pode apostar
Se em vez de suspender o Censo o governo o mantivesse, todas as manchetes destacariam a “atitude irresponsável” do governo de expor recenseadores e população ao risco de contágio da covid.

Aproveitando o ensejo
A CPI da Pandemia pretende extrapolar suas atribuições. Nem sequer foi instalada, mas já há pedido para que a comissão de inquérito tenha acesso a documentos sigilosos obtidos pela CPI Fake News.

Pensando bem...
... ultimamente, a competência para julgar depende mais do condenado que do juiz.
 

Pensando bem

Amigo atrasado
O telefone toca no gabinete do então líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB). Na ponta da linha, um homem apressado não deixa a secretária falar e diz ser grande amigo de Valdick Suassuna, irmão do senador. “Gostaria muito de reencontrá-lo.” A secretária bem que tentou: “Olhe, senhor, me desculpe...” O homem interrompeu: “...sou amigo dele, sim”. A moça explicou a dificuldade: “Valdick morreu há uns quatro anos. Só se for em sessão espírita...”

SUGERIMOS PARA VOCÊ: