Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Projeto maluco quer “deletar” vultos da História

Redação jornal A Tribuna | 17/10/2021, 08:27 08:27 h | Atualizado em 17/10/2021, 08:26

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno um projeto de lei maluco, primor de intolerância e obscurantismo, que determina a substituição de monumentos e homenagens na capital paulista “que façam menções a escravocratas”. Isso significa, na prática, que até o Palácio Anchieta, onde funciona a Câmara, vai ter que mudar de nome porque ONGs racialistas e ignorantes resolveram acusar o padre, importante personagem da História do Brasil, de “defender a escravidão”

Cacoete fascista

No falecido regime da URSS, ditadores costumavam falsificar a História “apagando” figuras que caíam em desgraça das fotos ao lado do ditador.

Inacreditável

Se aprovada a maluquice, até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, teria que mudar o nome.

Estupidez tem votos

Quem acha que isso ficará inscrito no anedotário político, esse projeto de uma vereadora do Psol foi aprovado por 30x14 votos em primeiro turno.

Ninguém merece

Vereadores deram dois votos a mais que o necessário, na aprovação em 1º turno. Se obtiver 38 em 2º turno, seguirá para sanção do prefeito.

EUA afrouxam e México aperta regras para brasileiros

No mesmo dia em que o governo dos EUA anunciou 8 de novembro como a data da reabertura para brasileiros, o México publicou o rascunho da nova lei migratória que passa a exigir vistos de cidadãos brasileiros. O México deixou de exigir vistos de cidadãos do Brasil em 2004, mas desde julho deste ano sofre pressões do governo Joe Biden para apertar o cerco a imigrantes brasileiros, especialmente os ilegais.

Recorde negativo

O número de brasileiros presos na fronteira do México com os EUA bateu recorde desde o início da pandemia: mais de 46 mil só em 2021.

Mês e meio

A expectativa no México é que a nova lei seja publicada no Diário Oficial de lá daqui 30 dias e entre em vigor dali a 15 dias.

Confirmado

O governo mexicano disse à agência Reuters que informou o governo brasileiro, através do Itamaraty, da mudança na lei migratória.

Direito a voto

Arthur Lira revelou que foram realizadas conversas e que a Câmara ouviu e acatou sugestões para a PEC que altera a composição do CNMP, “mas não são os procuradores que votam no plenário”, diz.

Ninguém aguenta mais

A alta inclemente dos combustíveis volta a ser tema de debate na Câmara, na Comissão de Defesa do Consumidor. De janeiro e setembro os preços subiram 28% no diesel, 32% na gasolina e 27% no gás.

Frente para a plateia

A mutação para frente parlamentar da CPI da Pandemia será a 16ª criada a partir do Senado, mas somam-se a outras 345 frentes (para deputados e senadores) criadas na Câmara.

Patamar celebrado

O ministro das Comunicações, Fábio Faria,  comemora o fechamento da bolsa brasileira no maior patamar em um mês. “O índice avançou 1,29% e, até agora, o saldo de outubro é positivo 3,31%”, disse o ministro.

Sem igualdade

Segundo os cartórios de registro, em todas as faixas etárias abaixo de 90 anos, mais homens morreram de covid que mulheres. Entre 40 e 49, por exemplo, a diferença passa de 50%: 32,5 mil homens e 20 mil mulheres. 

Tá fácil para ninguém

Disparou o número de brasileiros presos na fronteira do México-EUA, e não eram apenas pessoas humildes que apostam tudo. Alguns levavam até US$ 30 mil em espécie, bolsas caras e cartões platinum.

Ritmo mantido

Mesmo incluindo o feriadão, o Brasil ainda mantém média superior a um milhão de doses aplicadas por dia e superou 156 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose. Mais de 73% da população.

Ligação China/Brasil

A China movimenta o comércio global, ainda assim o custo de produção chinês disparou 10,7%; maior desde 1995. Resultado: a demanda do minério de ferro despencou e o preço caiu a níveis de “lockdown”.

Pergunta na estatal

Gasolina a R$ 7 ainda é para pagar a conta da corrupção nos governos petistas?

Poder sem pudor

Contra o crédito

Ministro da Fazenda do governo JK, José Maria Alkmin andava preocupado com a escalada da inflação e decidiu adotar medidas para combatê-la. Fez mais: iniciou uma campanha contra o crediário, para ele, inflacionário. 

A Associação Comercial do Rio de Janeiro não gostou, claro, queixando-se ao presidente. JK convocou Alkmin, que logo se explicou: “Mas, presidente, a minha campanha é contra as compras a prestação e não contra as vendas...”

SUGERIMOS PARA VOCÊ: