Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Medo “de ser você amanhã” protege senador cuecão

| 17/10/2020, 10:48 10:48 h | Atualizado em 17/10/2020, 10:50

O medo “de ser você amanhã” mobiliza a reação corporativista do Senado para negar endosso à determinação do ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de afastar o senador cuecão Chico Rodrigues (DEM-RR) por 90 dias, em razão da gravidade das acusações que pesam sobre o político flagrado com dinheiro enfiado entre as nádegas, quando ao ser revistado por policiais federais.

Primor de caradurismo
As alegações dos senadores são um primor de caradurismo, como a que rejeita a “decisão monocrática” de apenas um ministro do Supremo.

Lógica corporativista
Izalci Lucas (PSDB-DF) diz que não pode um ministro do STF afastar um senador, assim como um senador não pode afastar ministro da Corte.

Acima da lei e da Justiça
Senadores e deputados agem como cidadãos de “primeira classe”, que não se sujeitam a decisões judiciais, a menos que o Congresso autorize.

Precedente vergonhoso
A Câmara se negou a afastar o deputado investigado por corrupção Wilson Santiago (PTB-PB), ignorando ordem do ministro Celso de Mello.

Bolsonaro feito de
bobo ao topar
vestir camiseta
Fizeram o presidente Jair Bolsonaro de bobo ou ele não percebeu que a camiseta que lhe ofereceram para vestir, ontem, com a marca de uma distribuidora, representa a negação de tudo o que ele defende: o direito dos produtores de combustíveis de venderem diretamente aos postos. Hoje, os fabricantes são obrigados a entregar o combustível às distribuidoras, que nada produzem exceto notas fiscais, num modelo de negócio malandro que torna o combustível mais caro para o consumidor.

Lobby prevalece
Além de Bolsonaro, o Conselho Nacional de Política Energética ordenou a venda direta, mas o bilionário lobby das distribuidoras não permite.

ANP, que vergonha
O cartório que beneficia os atravessadores foi criado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que vem protelando sua revogação.

Negócio da China
As distribuidoras não agregam valor ao combustível, mas têm o “direito” de compartilhar dos lucros de produtores e postos.

Banho-maria
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse que primeiro vai tomar conhecimento da notificação do STF para afastar o senador cuecão, correligionário e articulador de sua reeleição, para decidir o que fará.

Extremismo e atraso
O pai de um aluno na cidade de Conflans Saint-Honorine, perto de Paris (França), decapitou o professor do filho porque ele mostrou caricaturas de Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão. Abordado pela polícia, ele gritou “Alá é grande”, atacou os policiais e foi morto.

Sextou manso
Na sexta-feira de maré mansa, com poucas marolas ao longo do dia, levou a turma da copa do 4º andar do Palácio do Planalto a ligar a TV e assistir “Mama Bruschetta”, no Melhor da Tarde da Band.

Fim da malandragem
O ministro Gilmar Mendes propõe que o juiz para quem foi distribuído o processo se torne “prevento”. Assim, se algum advogado malandro retirar a ação para reapresentá-la, tentando escolher julgador do seu interesse, como no caso do bandidão André do Rap, o juiz será sempre o mesmo.

Já aumentou
O preço da gasolina aumentou 0,64% na primeira quinzena de outubro, aponta levantamento da ValeCard. O preço médio do combustível em todo o país foi de R$ 4,586 por litro; o mais alto é no Acre: R$ 5,067.

O que é impeditivo?
O petista José Airton Félix Cirilo (CE) quer proibir líderes religiosos de serem “donos ou diretores” de emissoras de rádio. Nomeado por Lula como diretor da ANTT, Cirilo é um dos deputados que teve indiciamento requerido na CPI dos Sanguessugas, sobre a “máfia das ambulâncias”.

Goela abaixo
Deputados do Psol querem inventar lei obrigando as emissoras a incluir nos debates todos os candidatos, incluindo os irrelevantes, que nem aparecem em pesquisas, e aqueles sem representação no Congresso.

Segunda-feira negra
Em 19 de outubro de 1987, o índice Dow Jones despencou 22,61%, dando início a mais grave crise econômica (até então), desde 1929. A desvalorização da Bolsa provocou uma reação em cadeia mundial.

Pensando bem...
...vacina boa mesmo é a que sai do discurso eleitoral e vai para o braço.

Poder sem pudor

Ideias boas e novas
Se vivo fosse, o embaixador e ex-ministro Roberto Campos certamente repetiria uma frase famosa, que ele pronunciou durante um debate com a ex-deputada Maria Conceição Tavares, no Rio, no início dos anos 1980.
Após a intervenção da economista do PT, Campos foi cirúrgico: “A senhora tem ideias boas e ideias novas. Pena que as boas não sejam novas e as novas não sejam boas.” O auditório foi ao delírio e a Conceição só restou chorar. De raiva.

MATÉRIAS RELACIONADAS