Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Intrigas teriam como fonte assessoria de Ramos

| 24/10/2020, 07:49 07:49 h | Atualizado em 24/10/2020, 07:59

A polêmica envolvendo o ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), que reagiu a “fofocas e intrigas” que “atrapalham o governo Jair Bolsonaro”, lançou luz sobre uma queixa crescente contra a assessoria do ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos.

Ministros e parlamentares aliados estão convencidos de que saem daquela pasta, que funciona no Palácio do Planalto, as intrigas plantadas em órgãos de imprensa, em geral, atribuídas a uma fantasiosa “ala militar” do governo.

“Maria fofoca” tem crachá
Ao se utilizar da expressão “maria fofoca”, o ministro Ricardo Salles se referia a uma assessora de Ramos, cuja identidade não revelou.

Turma do “deixa disso”
Após Salles reagir às “fofocas”, no Twitter e depois durante entrevista à Rádio Bandeirantes, entrou em campo a “turma do ‘deixa disso’”.

O “homem sorriso”
Poucos acreditam que Luiz Eduardo Ramos faça intrigas. Afável e simpaticão, “ele ri até de barulho de xícaras”, diz um ministro com gabinete no Planalto.

Bronca no Congresso
Apesar disso, Ramos tem sido acusado por político aliados de “não resolver” e de manter emperradas demandas e emendas parlamentares.

Covid: panorama do Brasil é o melhor em 130 dias
Em queda livre desde 8 de agosto, quando atingiu o pico de 818,5 mil, o número de casos ativos, pessoas atualmente infectadas pela Covid, despencou 51,3% para 399 mil nesta sexta, segundo o Ministério da Saúde. Ao contrário de europeus como França e Espanha, que têm números recordes de infecção este mês e já passaram de 1 milhão de casos, o Brasil tem o menor número de doentes dos últimos 130 dias.

O que importa
A queda nas mortes também foi de 52%, segundo o Worldometer, que monitora a pandemia no mundo. A média diária caiu de 1.019 para 493.

Menos infecções
No mesmo período, o Brasil também reduziu a média de casos em 48% o número de casos, de 43,5 mil para 22,7 mil, segundo o levantamento.

Europeus vão mal
França, Espanha, Reino Unido e Itália juntos “dão um Brasil”, mas os casos nesses subiram 917% e as mortes, incríveis 1.496% no período.

Chave de cadeia
Condenado pela distribuição de leite em caixas com logotipo de sua gestão, quando prefeito de Nova Iguaçu, o ex-senador Lindberg Farias (PT) é suspeito também de lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. E ainda queria ser candidato a vereador no Rio de Janeiro.

A força local
Candidato à prefeitura de Manaus com o apoio ostensivo de Bolsonaro, Coronel Menezes (Patriota) patina desde a largada. Já o veterano político Amazonino Mendes lidera com folga todos os levantamentos.

Outro acordo de paz
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou mais um acordo de paz na região do Oriente Médio e África do Norte. Os EUA vão ajudar o Sudão financeiramente em troca de o país africano reconhecer o estado de Israel. É o quarto acordo mediado por Trump na região.

É tudo fake?
A CNN, que apoia os democratas, divulgou sua pesquisa sobre quem venceu o debate, nos EUA: deu Joe Biden, claro, com 53% a 39%. Já na Fox News, pró-republicanos, Donald Trump venceu de 74% a 24%.

A crise é séria
Centenas de moradores de um bairro de Brasília ficaram 36 horas sem acesso à internet ou televisão entre quinta e sexta. O motivo: roubo de mais de 100 metros de cabos de fibra ótica e outros equipamentos.

Tombo menor é vitória
A Confederação Nacional da Indústria prevê que a economia brasileira vai retrair 4,2% neste ano de pandemia. É boa notícia: lembra que “no auge da crise, teve quem acreditasse que o tombo seria de 9%”.

Fake news
O ativismo ideológico relata interpretações e não fatos. Ontem, Ernesto Araújo (Itamaraty) afirmou, em português, que o Brasil rejeita o aborto “como método de planejamento familiar”. Não houve afronta às leis ou decisões do Supremo, como relatado por muitos comunicadores.

Único lado bom
Os incêndios no Pantanal e na Amazônia afetaram a nossa fauna, mas trouxeram um avanço. Resoluções do Conselho Federal de Veterinária liberaram uso de ozonioterapia e células-tronco para tratar queimaduras.

Pensando bem...
...dizer que a vacina de Oxford é “chinesa” porque os insumos vêm da China é como dizer que o vendedor do cimento é o arquiteto do projeto.

Poder sem pudor

Vale o quanto mede
ACM Neto (DEM-BA) era deputado e motivava muitas piadas em Brasília, algumas injustas, sobre a petulância herdada do avô ilustre. Em conversa para a qual pediu reserva, certa vez um famoso correligionário catarinense de Neto observou:

“O garoto tem alma de argentino...” O repórter não entendeu e o parlamentar complementou a ironia: “...ele não vale nem metade do que acha que vale.”

Colaboram: André Brito e Tiago Vasconcelos

MATÉRIAS RELACIONADAS