Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

F-1 procura Ibaneis para realizar GP em Brasília

| 23/01/2020, 08:40 08:40 h | Atualizado em 23/01/2020, 08:45

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), vai se reunir hoje ao meio-dia com dirigentes da empresa norte-americana Liberty Media, que detém direitos da Fórmula 1, para tratar da realização do GP Brasil a partir de 2021.

O encontro foi provocado pelos empresários, que apenas pedem o autódromo em condições adequadas de funcionamento. O governador manifestou interesse imediato na prova. E, objetivamente, já começou a tomar providências.

São Paulo e Rio, não
A F-1 não deve permanecer em São Paulo, cujos direitos são de Bernie Ecclestone, antigo dono, e nem no Rio, por razões de segurança.

Licitação anulada
Ibaneis Rocha já mandou anular a licitação, retida no Tribunal de Contas do Distrito Federal, que pretendia passar a gestão do autódromo à iniciativa privada.

Terracap fará a reforma
Com a licitação anulada, a agência de desenvolvimento Terracap deve assumir a reforma e modernização do autódromo de Brasília.

F-1 é só o começo
Além da Fórmula 1, os empresários acenam com a promoção, em Brasília, de outras competições como F-Indy, Stock Car e Fórmula E.

Moro ignora queixa do Distrito Federal sobre possíveis ataques
Brasília vive a apreensão de iminente eclosão de atos de terror do crime organizado na tentativa de “resgatar” líderes da gangue que controla presídios. A preocupação foi manifestada em carta ao ministro Sergio Moro (Justiça) do secretário de Segurança, delegado federal Anderson Gustavo Torres, que aliás está sob ameaça de morte, para que as polícias locais, responsáveis pela segurança da população, sejam informadas dos riscos de ataque iminente. Foram descobertos planos recentes de fuga e ataques da gangue que controla presídios.

Moro reagiu mal
Moro ironizou a apreensão do governo do Distrito Federal sobre à segurança da população, dizendo que presos ficam dentro do presídio “e não fora”.

Romaria para bandidos
A presença na Papuda de gente da laia de “Marcola”, bandido nº 1 do País, segundo o governo do Distrito Federal, atraiu levas de criminosos à capital.

Não sabem o que fazem
Para o governador Ibaneis Rocha, o pior é que o governo federal não saberia enfrentar ataques de gangues, mas silencia sobre os riscos.

Poderes tutelados
A decisão do Luiz Fux, anulando outra do próprio presidente da Corte, Dias Toffoli, reafirma a “tutela” que o Supremo Tribunal Federal (STF) acha que tem o direito de exercer sobre Legislativo e Executivo. Não basta aprovar e sancionar leis; agora, precisa a “segunda sanção” do STF.

Jogo a ser jogado
Como a moda é invadir competências, se um ministro do STF tem o poder de anular a vigência de uma lei, logo o Congresso vai achar uma boa ideia votar decretos legislativos anulando decisões do Supremo.

Os chineses já chegaram
Os chineses da Huawei já instalaram equipamentos para implantar em Brasília a tecnologia 5G, que multiplica até 20 vezes a velocidade de download na internet. Estão no Biotic, o Parque Tecnológico da capital. Aguardam apenas autorização do Ministério das Comunicações.

Mitômano militante
Bomba nas redes o vídeo de entrevista em que Lula mente a um jornalista estrangeiro afirmando que, quando presidente, salvou a Globo da falência. O abestado estrangeiro pareceu acreditar.

Vale até xingar a mãe
A baixaria na briga pelo controle do Pros faz parecer birra de criança o arranca-rabo entre Bolsonaro e Luciano Bivar, em 2019, pelo controle do PSL. Alvo da operação Partialis, da Polícia Federal, e até de medida protetiva solicitada pela filha, Eurípedes Junior (foto) foi destituído da presidência.

Golpe on-line
A empresa de cibersegurança Kaspersky identificou “mudança evidente de determinadas táticas que estão se tornando ineficazes”, apesar do aumento de ataques on-line. Golpes cibernéticos estão mais precisos.

Bons indicativos
Segundo a FGV, a prévia da sondagem da Indústria de janeiro sinaliza alta de 1,1 ponto do Índice de Confiança da Indústria em relação a dezembro. O Índice de Expectativas indica crescimento de 2,4 pontos.

Pensando bem...
...a disputa de egos no STF criou a figura da liminar da liminar, capaz de anular decisão do presidente da Corte apenas uma semana depois.

Poder sem pudor

Mais um passista
Ainda sem saber como seria aproveitado na equipe do ministro das Relações Exteriores Antônio Azeredo da Silveira, seu ex-chefe que acabara de ser nomeado pelo general Ernesto Geisel, o diplomata Marcos Azambuja, que colegas apelidaram de “o pequeno notável”, procurou uma amiga – exatamente a mulher do chanceler, a embaixatriz May:
“Na escola de samba do embaixador Azeredo, serei passista ou destaque?”. Dona May respondeu com a sua conhecida suavidade, mas sem pestanejar: “Na escola de samba do Silveira, Marcos, o único destaque é ele...”

Colaboram: André Brito e Tiago Vasconcelos

MATÉRIAS RELACIONADAS