Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Ernesto fica, mas assessor de Bolsonaro pode cair

| 26/03/2021, 10:26 10:26 h | Atualizado em 26/03/2021, 10:29

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou ontem que ao menos por enquanto não cogita substituir o chanceler Ernesto Araújo, duramente atacado por senadores, na quarta-feira, ao atender a convite para sessão da Comissão de Relações Exteriores.

Quem deve perder o cargo é o assessor internacional Filipe Martins, que fez um gesto de deboche, quase obsceno, durante fala do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O Palácio do Planalto busca uma saída “honrosa” para o funcionário.

Demissão, a saída
Ministro que já vestiu farda acha que a única “saída honrosa” para Filipe Martins (foto) é pedir demissão, poupando o Presidente de constrangimentos.

Elo com a base
A molecagem do assessor não custou sua demissão imediata porque ele representa um elo com uma base de apoio que é cara a Bolsonaro.

O alvo era outro
Em política, importam os sinais. Ao criticar a política externa do governo, Pacheco expôs irritação com o fato de o assessor não ter sido demitido.

Elo bolsonarista
Fontes bem situadas no Palácio do Planalto dizem que ambos são “muito caros” ao bolsonarismo e por isso devem ser mantidos.

Brasil reage e média de mortes dá sinais de queda
O Brasil finalmente começou a dar mostras de reação à disparada de mortes provocadas pela Covid-19 e registrou queda na média móvel por dois dias seguidos, pela primeira vez em mais de um mês. Nas últimas 48h, segundo dados da plataforma Worldometer, a média de mortes caiu de 2.349, pico registrado na terça, para 2.238 na quarta. A última queda na média móvel em dois dias seguidos ocorreu entre 16 e 18 de fevereiro

O que importa
A queda na média de mortes nos últimos dois dias foi de 5%, o que dá esperança de que a vacinação faz efeito e o pior pode ter passado.

Ritmo acelerado
A semana ainda não acabou, mas já concentra o maior número de doses aplicadas desde o início da vacinação. São 2,7 milhões desde segunda.

Precisa melhorar
A média de casos também começa a dar tímidos sinais de redução, mas ainda gira em torno de 75,3 mil registros por dia, segundo o Worldometer.

Estabilidade
Só em cabeças de bagre cabe a fantasia de que um governante demita auxiliar porque a oposição o critica ou a mídia o detesta. Em vez de cair, o ministro Ernesto Araújo pode ter reforçado a estabilidade no emprego.

Coçando o bolso
A doação empresarial de 10 milhões de vacinas, sim, é ajuda positiva para o Brasil encarar a pandemia. Produzir textos cheios de obviedades sobre a gravidade da crise, sem coçar o bolso, é só conversa mole.

Após o susto
Após passar mal em Maceió, onde por quatro dias contemplaria o mar mais bonito do mundo, o general Braga Netto (foto), ministro da Casa Civil estava bem-humorado, ontem, enquanto fazia exames em Brasília.

Total aplicado
Segundo a plataforma vacinabrasil.org, foram administradas 80,2% das doses da vacina contra a Covid distribuídas pelo Ministério da Saúde. No total (1ª e 2ª doses), até ontem, foram aplicadas 18,7 milhões de doses.

Calote não se esquece
Não admira a dificuldade do governo de Pernambuco de conseguir uma Organização Social (OS) para administrar novo hospital de campanha no Recife. É que a prefeitura da cidade, também do PSB, aplicou um calote no Instituto Humanize, que fazia a gestão do Hospital Provisório Recife.

PT encolhe na Bahia
Apesar de os petistas Lula (40%) e Rui Costa (28%) aparecerem à frente de Bolsonaro no Paraná Pesquisa, na Bahia, para 2022, o desempenho petista é só uma fração dos votos no Estado, em 2018: 72,7%.

Refinaria vendida
O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a venda da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde (BA), por US$ 1,6 bilhão. É aquela que os petroleiros diziam valer ao menos US$ 4 bilhões.

F1 à casa torna
O Grupo Bandeirantes recomeça hoje sua trajetória na Fórmula 1, com a transmissão do treino livre para o Grande Prêmio do Bahrein, às 8h30, no BandSports. O GP terá transmissão na TV aberta domingo, às 12h.

Pensando bem...
...protestar contra o ministro que assumiu 48h antes mostra bem quem são os intolerantes.

Poder sem pudor

Livro, só para ouvir
Quando soube que o senador Eduardo Suplicy deu ao então presidente Lula um exemplar do livro A Democracia na América, de Alexis de Tocqueville, o senador Mão Santa (PMDB-PI) registrou a inutilidade da gentileza: “Suplicy, ele não gosta de ler. É melhor você mandar um CD de Ulysses Guimarães. Pelo menos, ouvir, acho, ele ouvirá...”

MATÉRIAS RELACIONADAS