Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Câmara espera adesão de Guedes a desoneração

| 17/08/2021, 08:40 08:40 h | Atualizado em 17/08/2021, 08:43

O deputado Efraim Filho (DEM-PB) afirmou que a Câmara espera a adesão do governo, por meio do ministro Paulo Guedes (Economia), ao seu projeto que prorroga até o ano de 2026 a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores, que empregam milhões de pessoas em todo o País.

O fim da desoneração, previsto para 31 de dezembro, poderá custar ao menos 6 milhões de postos de trabalho.

Extermínio de vagas
O parlamentar lembra que um país que soma 15 milhões de desempregados não pode favorecer o extermínio ainda maior de vagas.

Impacto no consumo
“Cada desempregado é um consumidor a menos, com impacto direto na retomada do crescimento”, sustenta Efraim Filho.

Onerar é distorção
O deputado acha que a oneração da folha rima com distorção, na medida em que pune a criação de empregos.

Proposta em tramitação
O projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento está sob exame da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

Nota dos governadores frustrou pela baixa adesão
Em Brasília, ontem, setores de oposição não sabiam ao certo se trombeteavam ou jogavam para debaixo do tapete a nota pública de 14 governadores manifestando solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticados pelo presidente Jair Bolsonaro. O problema é que 12 dos 14 governadores são opositores do governo e ao menos três tentam se viabilizar à sucessão presidencial. Outros, importantes, como Romeu Zema (MG), do Novo, ficaram de fora.

Dois independentes
Dos 14 signatários, são considerados independentes apenas Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, e Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe.

Três pré-candidatos
Três dos que assinaram a nota são pré-candidatos a presidente: Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP), do PSDB, e Flávio Dino (MA), do PSB.

Metade não foi legal
No STF, ontem, era indisfarçável um certo desapontamento com a adesão de apenas metade dos governadores à nota pública.

Sem relações
Desde 2015, a embaixada do Afeganistão em Washington representa os interesses do país em Brasília. E a nossa embaixada em Islamabad (Paquistão) representa o Brasil junto ao governo de Cabul. A nota do Itamaraty sobre a crise, como sempre, foi adequada e profissional.

Bateu, levou
O STF reage a iniciativas contra Bolsonaro após cada estocada em ministros. Ontem cobrou parecer da PGR sobre ação do PT, certamente insuspeita, de “uso indevido” de veículos de imprensa oficiais.

“Doces” bárbaros
A repórter da CNN em Cabul, Clarissa Ward, inocentinha, chamou de “amistosos” os talibãs que invadiram o palácio do governo entoando “Morte à América!”. Não deve ter sido percebida pelos “simpaticões”.

Que vexame
Biden, o idiota, diz não se arrepender do que fez, levando suas tropas a fugir, abandonando milhares de civis americanos e afegãos que os EUA têm obrigação de proteger do banho de sangue da retaliação talibã.

Ineficaz e irrelevante
O comunicado da ONU em relação à situação no Afeganistão pareceu uma Miss Universo pedindo a paz mundial. Sem nenhum efeito prático e ignorando peculiaridades locais, queria formar um governo ocidental.

Loteamento rentável
Em vídeo a petroleiros, o ex-presidiário Lula diz que a Petrobras não é “de um presidente, um sindicato, não é de uma categoria”. Ele tem razão. Mas ao lotear a estatal em seu governo, permitiu que fosse saqueada.

Questão de prioridade
Enquanto o esporte e as histórias olímpicas emocionaram todos, o Brasil enche a boca para dizer que investe R$ 750 milhões por ano no esporte. É menos que o fundo partidário e 20% do montante do fundão eleitoral.

Erro não se repete
O Brasil se aproxima de chegar à marca de 58% da população vacinada com uma dose ou dose única e aumenta a flexibilização das medidas de isolamento. Os EUA flexibilizaram com 46% e tiveram que voltar atrás.

Pensando bem...
...assim como Presidente não fala pelas Forças Armadas, governadores não falam pelas polícias estaduais.

Poder sem pudor

O lugar mais seguro
Deputado pela UDN nos anos 1940, Otávio Mangabeira foi designado para representar a Câmara em um exercício de tiro da Marinha, em alto-mar. Ele foi, mas com certa má vontade. A bordo do navio de guerra, era visível o seu desinteresse.
O comandante armou sua vingança quando viu o pensativo Mangabeira tomar um grande susto ao primeiro disparo de canhão: “Ora, deputado, não vá me dizer que está com medo…”, ironizou. Otávio Mangabeira foi rápido no gatilho, justificando seu temor: “Estou sim, almirante. Afinal, o único lugar seguro por aqui é o alvo.”

SUGERIMOS PARA VOCÊ: