Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Bolsonaro tende a crescer e deve passar dos 40%

| 15/08/2020, 11:23 11:23 h | Atualizado em 15/08/2020, 11:31

Presidente do Paraná Pesquisa, primeiro a detectar há quase um mês o crescimento da avaliação positiva do governo Bolsonaro, Murilo Hidalgo explicou a esta coluna que o levantamento do Datafolha, divulgado ontem, mostra que a avaliação do Presidente está em ascensão e a tendência é passar dos 40% de avaliação positiva.

O levantamento de 20 de julho, do Paraná Pesquisa, mostrou que a aprovação havia crescido de 44% para 47,1%. E o governo já era ótimo/bom para 37% do total.

Pobre também vota
Para o especialista, o socorro do governo aos mais pobres durante a pandemia, por meio de ajuda emergencial, foi decisivo nessa “virada”.

Onde ele cresceu
A ascensão de Bolsonaro se deve sobretudo às classes C, D e E e ao Nordeste, onde seus opositores nadavam de braçadas. Nadavam.

É só continuar
como está
“Acredito, que se mantiver o benefício, continuar viajando, sem criar crise política, o Presidente deve passar de 40 de ótimo/bom”, diz Murilo Hidalgo.


Queda dos opositores
Além de crescer na avaliação positiva, Bolsonaro também vê despencar a avaliação negativa do seu governo em 10 pontos percentuais.

Pensão para
“arquivo vivo” racha cúpula da OAB
A diretoria da OAB nacional está rachada após o atual presidente, Felipe Santa Cruz, que presta obediência ao ex-presidente Marcus Vinícius Furtado Coelho, tentar presentear com uma pensão vitalícia de R$ 17 mil mensais um ex-funcionário da entidade, Paulo Guimarães, ex-chefe de gabinete de Furtado Coelho e já aposentado. Três dos cinco diretores são contrários ao benefício. Advogados relataram telefonemas agressivos de Guimarães, inconformado com a derrota da pretensão.

Arquivo vivo
O detalhe é que Guimarães conhece segredos cabeludos na OAB. O temor é que ele mostre sua língua afiada e faça “a casa cair”.

A briga está feia
Apoiam a regalia Felipe Santa Cruz e Beto Simonetti, seu candidato a presidente da OAB. Ambos são obedientes a Marcus Vinícius.

Turma da resistência
São contrários ao privilégio o vice-presidente da OAB, Luiz Viana Queiroz, e os diretores Ary Raghiani Neto e José Augusto Noronha.

Além-Covid
O ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) fez um balanço de que o governo Bolsonaro já investiu, em 2020, mais de R$ 1,1 bilhão do orçamento da União no programa de habitação popular e foram entregues 178 mil residências do programa até o fim de junho.

Demissão demorada
A Advocacia-Geral derrubou no STJ somente esta semana uma liminar do TRF que impedia a demissão da ex-embaixadora do Brasil no Sri Lanka Elizabeth-Sophie Balsa, em 2018, acusada de embolsar o auxílio-aluguel quando servia em Haia, Holanda. E ainda cabe recurso.

Tertúlia
O chanceler Ernesto Araújo (foto) e o secretário da Cultura, Mário Frias, mantiveram ontem animada conversa sobre a valorização da memória histórica rumo ao bicentenário da Independência. Depois se elogiaram.

Enquanto isso, no Brasil...
O Ministério do Desenvolvimento Regional estima em 7.500 as pessoas beneficiadas com as entregas de 1.900 casas a famílias de baixa renda no Rio, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Antifa adora
A ação do partido Rede sobre um “dossiê antifascista” será julgado na quarta-feira no STF. A relatora é a ministra Cármen Lúcia. O “antifa” está adorando. O Rede também: sem votos e com apenas um deputado, continua tomando decisões de governo em parceria com o STF.

Ponderação
A proposta original sobre o impedimento de ministros do STF próximos da aposentadoria de relatarem novas ações continha a expressão “a requerimento”. O ministro Marco Aurélio propôs retirar a expressão, pois o pedido pode gerar constrangimento. Por isso virou automático.

A economia reage
Levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revela que cresceu 4,4%, para 537,9 milhões de toneladas, a movimentação dos portos, de janeiro a junho, em relação ao mesmo período do 2019.

Pensando bem...
...o Barcelona finalmente viveu uma vergonha maior que aquele 7 a 1.

Poder sem pudor

Saia-justa catarinense
Na ânsia de agradar, o então governador Esperidião Amin (SC) cometeu uma gafe, certa vez, ao discursar em congresso de juízes trabalhistas, em Blumenau.
Ele citou um julgamento envolvendo o estado: “Estava perdendo o julgamento e mandei uma cartinha para os juízes. A cartinha acabou ajudando os juízes a decidirem a nosso favor.” O então presidente do TST, ministro Francisco Fausto, foi logo esclarecendo: “Não recebi cartinha nenhuma, juiz não recebe cartinha de ninguém!”
Na verdade, os procuradores catarinenses enviaram aos juízes um memorial, documento de praxe utilizado em qualquer julgamento.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: