Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Agregador semanal confirma Bolsonaro líder em São Paulo

| 06/08/2022, 15:21 15:21 h | Atualizado em 06/08/2022, 15:22

Estudo que agrega as pesquisas eleitorais estaduais para presidente realizado pela Potencial Inteligência para o Diário do Poder aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ultrapassou o candidato do PT, Lula, em São Paulo pela primeira vez desde o início do acompanhamento, há sete semanas. Candidato à reeleição, Bolsonaro tem 40,1% contra 36,2% de Lula, segundo o Paraná Pesquisa desta semana em São Paulo.

Média

Na região Sudeste, o petista ainda lidera, mas a diferença entre os candidatos diminuiu e é a menor desde o início do estudo: 39% a 36,3%.

Outro lado

Em Goiás, o movimento foi inverso e a média semanal aponta liderança de Lula no estado, mas Bolsonaro ainda lidera no Centro-Oeste.

Aproximou geral

No Nordeste, Lula perdeu dois pontos e Bolsonaro cresceu 1,6%: 53,4% a 25,8%. No Centro Oeste, o Presidente lidera 38,2% a 36,3%.

Dados

A análise da Potencial considera uma base total de mais de 37 mil entrevistas realizadas em cerca de mil municípios até ontem.

Último autógrafo de Jô foi para Aureliano, in memoriam

Aquele que pode ter sido o último autografo do humorista Jô Soares, em 24 de julho passado, foi dedicado in memoriam ao ex-vice-presidente Aureliano Chaves. A foto foi para o museu do político mineiro em Itajubá (MG), cidade onde fez faculdade. 

Quando vice, Aureliano fez declaração corajosa, contrariando o presidente João Figueiredo, e inspirou um dos personagens de Jô, com o bordão “Vice não é nada. Tirando Aureliano, que fala, o resto, ó!...” Na foto autografada, Jô encarna o personagem.

Primeira pessoa

Jô Soares lembrou o episódio em célebre entrevista à revista Playboy, em 1986, e contou que Aureliano telefonou a ele, para agradecer.

Memória vive

O memorial a Aureliano, engenheiro da turma de 1953, foi inaugurado em abril no Centro Histórico e Cultural da Federal de Itajubá.

Patrono da idéia

O autógrafo foi obtido por Luiz Gonzaga Salomon, engenheiro Eletricista, Mecânico e Civil pela Unifei, de Itajubá, e idealizador do memorial.

Missão cara-de-pau

A comissão da Câmara que vai à Copa faz lembrar que, em 2011, a Assembléia Legislativa gaúcha enviou comitiva para visitar a África do Sul, sede em 2010, de olho na preparação para a Copa no Brasil.

Tema proibido

Candidato a governador, Anderson Ferreira (PL) não se espantou com os xingamentos contra Bolsonaro na convenção do PSB de Pernambuco, com palavrões. E ironizou: “Chamaram o Presidente de tudo, menos de ladrão”. Ele diz que ladroagem é tema proibido em eventos pró-Lula. 

Parecidos e diferentes

O vai-e-volta do PT do Rio de Janeiro com a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) lembra muito o caso do ex-futuro-pré-candidato Reguffe, no Distrito Federal. A diferença é que o União Brasil do DF não cedeu.

Poder absoluto

A decisão do ministro Ricardo Lewandowski de devolver ao lulista Eurípedes Júnior o comando do Pros determina que o TSE tem poder para decidir sobre assuntos internos de partidos políticos. Tempos muito estranhos, como sempre afirma o ministro aposentado Marco Aurélio.

Preocupar pode

Levantamento do instituto Rasmussen nos EUA, divulgado dia 3, aponta que a “integridade eleitoral” é a sexta maior preocupação entre eleitores americanos. Impressionantes de 83% se dizem apreensivos com o tema.

Três caras

A Xinhua News, versão em inglês do jornal do partido comunista chinês, publicou charge que chama a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, de “três caras”; preocupada só com “interesses próprios”.

Pensando bem...

...o vereador petista que invadiu igreja precisa aproveitar o suspeito encontro com o Papa Francisco para pedir desculpas.

Campanha

O STF continua um parceiraço do Rede, partido de dois deputados que sempre consegue o que deseja. Ontem, a ministra Cármen Lúcia deu prazo de cinco dias para Bolsonaro explicar alegações sobre algo que nem sequer ocorreu: a festa de Sete de Setembro em Copacabana.

Diferentes e parecidos

A opção de Ciro Gomes por “chapa pura” do PDT a presidente com Ana Paula Matos faz lembrar 2018. Mas há quatro anos a vice era a senadora Kátia Abreu, aquela que surrupiou pasta para impedir posse no Senado.

PODER SEM PUDOR

Juiz desobediente

O ex-deputado, ex-presidente do Parlatino e procurador Ney Lopes (RN) certa vez contou a um grupo de juízes federais um fato que testemunhou no início da carreira. Ele havia chegado a Alexandria e foi logo chamado pra uma conversa com o chefe político local. “Você conhece essa coisa de Justiça? Não estou gostando do juiz daqui.” Ney ficou intrigado: “Por que? Há denúncias contra o seu comportamento moral?” O coronel esclareceu: “Não é isso, é que ele tem dado sentenças sem falar comigo...”

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS