Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

O Brasil não conhece o Brazil

| 19/05/2022, 10:38 10:38 h | Atualizado em 19/05/2022, 10:38

Sou ferrenha defensora da valorização de nosso vilipendiado País – e combato ferozmente o complexo de vira-lata que assola 8 entre 10 brasileiros que insistem que a grama do vizinho é sempre mais verde. E isso vale para moda, gastronomia, decoração ... aff.

 Essa turma costuma dizer que somos um país de “terceiro mundo”, que “nada funciona” por aqui e segue com uma ladainha que, costumo refutar, falando de nossa riqueza (de solo, de beleza, de natureza, de flora e fauna) apenas para citar algumas, que transcende a de muitos países ditos de primeiro mundo...

Mas hoje quero enfatizar a riqueza gastronômica do Brasil. Acabo de lançar meu livro “Mesa Brasileira” – um guia para degustar e servir a nossa comida regional. Fiz uma pesquisa extensa com meu amigo e doutor em História da gastronomia, chef Carlos Ribeiro.

Nele, explico mais de 80 pratos e seus  ingredientes, e mostro receitas das cinco regiões do Brasil. A ideia é apresentar aos brasileiros nossa riquíssima comida regional, pois poucos a conhecem a fundo. 

Paulistas, por exemplo, chegam a Bahia e não vão muito além do acarajé e da água de coco. Eu hein!? O mesmo se dá com gaúchos que chegam a Belém e não conseguem encarar uma maniçoba por não entenderem bem o que é. 

Agora me contem: vocês acham que teríamos esse exército de Chefs franceses (Claude Troigros, Emmanuel Bassoleil, Eric Jacquin, Olivier Anquier – só para falar dos mais conhecidos) estabelecidos no Brasil há décadas empreendendo com sucesso, se aqui não encontrassem os melhores, mais variados e mais ricos ingredientes para seu ofício? Veja aqui algumas das propriedades do que é usado na cozinha paraense – que detém sabores inusitados e requintados.

Jambu – além de realçar os demais sabores, é ótimo anti-inflamatório, melhora a libido.

Cupuaçu – de sabor único, rico em antioxidantes e melhora o funcionamento intestinal.

Açaí – alimento riquíssimo, possui antioxidante único (velutina) e compostos bioativos que ajudam na saúde do coração. 

Tucupi – chamado de “ouro da Amazônia”, é rico em vitamina A, ótimo para imunidade. Isso só para falar de alguns.  

Para viajar pelo Brasil através dos nossos maravilhosos sabores, basta procurar em sua cidade um bom restaurante de comida regional (pois os brasileiros se deslocam dentro do País e a comida regional é “afetiva”, resgata memórias e mata saudades).

Além disso, o País é vasto e teve ondas de imigração que influíram em nossa gastronomia como a italiana, alemã, africana... Mas nada supera alguns pratos com receitas indígenas, como a incrível “Damorida”, que pode ser feita com cogumelos amazônicos, peixe e/ou carne...

Fazer esse livro foi um prazer: viajo e experimento nossos pratos típicos há décadas, mas, entender a extensão de nossa riqueza foi o maior presente. Agora posso defender meu ponto de vista de boca cheia (como perdão do trocadilho) e sem medo!

Experimente você também: abra o coração e o paladar para nossa cozinha e surpreenda-se com as maravilhas para todos os gostos – literalmente!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: