Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

Dicas para facilitar o seu Natal

Jornal A Tribuna | 16/12/2021, 10:40 10:40 h | Atualizado em 16/12/2021, 10:41

Para muita gente, os preparativos para o Natal são a melhor parte da festa. Já para outros, pode ser meio pesadelo, por não terem muita paciência para tanto detalhe. E os detalhes vão longe, pois capricho é essencial nesta época que desperta sentimentos de solidariedade, empatia e conecta pessoas. Afinal,  nada mais acolhedor do que uma mesa posta de Natal.

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para facilitar o seu Natal
 

Como a decoração de Natal não se resume somente a árvores natalinas, guirlandas e bonequinhos de Papai Noel, trouxe algumas dicas que podem deixar sua ceia mais confortável, eficiente, e bonita – por que não? 

Sousplat – Se você tem bastante espaço e uma mesa maior, pode usar o sousplat sem medo: ele vai dar cor ao contrastar com seu jogo de pratos e valorizar qualquer que seja a sua porcelana de mesa.

Se você não tem muito espaço na sua casa, e sua mesa não acomoda todo mundo, é melhor fazer serviço americano e usar a sua mesa para você colocar as travessas, com um bonito centro de mesa (eventualmente, velas, se for à noite, com candelabro ou castiçais). 

Assim, a  sua mesa vai servir como um aparador e tornar mais fácil o serviço.

Para o serviço americano, facilita muito e aumenta o conforto de todos se você usar os sousplats como apoio do prato. 

Leves, em resina ou em madeira, podem ser usados como apoio dos pratos para a pessoa comer no colo. 

Centros de mesa – Se vai montar todos os lugares à mesa, o centro de mesa tem de ser baixinho. Pode colocar minivasos de estrelinhas ou outros vasinhos menores, todos no centro. Ou pode colocar caminho de mesa que enfeite  com velas baixas. 

Uma dica legal e que fica bem bonito é misturar os vasinhos com bolas douradas ou de prata, dependendo da decoração. Mas o importante mesmo é ficar sempre baixinho.

O prato de bolo alto, por exemplo, pode criar um centro de mesa com um movimento interessante. Pode-se colocar com outros minivasos, musgos secos e acessórios de madeira, para criar uma atmosfera mais rústica. 

Para misturar – No caso de  taças, procure usar só duas cores, tá? Uma transparente e uma da cor de sua preferência, que combine com a  decoração.

 Evite colocar dois tons coloridos mais um transparente, a não ser que   sejam tons que se sobrepõem e, eventualmente combinem. 

 O que não dá é  misturar cores de taça e texturas diferentes. Que seja sempre uma textura e o restante liso ou sem mistura cores.

Prata com dourado – Pode funcionar com  os talheres ou, eventualmente, com  taça transparente com a borda dourada. Também não tem problema usar talheres de prata ou de inox prateado com itens de detalhes dourados. E também é possível  usar   talheres dourados foscos com o de sobremesa em inox, caso não tenha no faqueiro os menores, de sobremesa, que têm sido cada vez mais raros.

Finalmente, as cores fazem diferença e “falam” mais do que se pensa: as cores vermelho e verde  com dourado são  uma boa combinação. Mas, se quer baixar o tom e deixar a mesa mais elegante, use guardanapos de pano brancos – funciona sempre!

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS