Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT EM FAMÍLIA

Médicos alertam para golpes da beleza na internet

| 04/01/2021, 14:58 h | Atualizado em 05/01/2021, 20:02
AT em Família

Redação jornal A Tribuna


Kariny Baldan

Quem nunca se deparou com aqueles anúncios de cápsulas “seca barriga” e de cremes com as mais variadas funções, como combater celulite, acabar com varizes e rugas, curar melasma ou clarear os dentes?

Médicos alertam que eles são mais comuns do que se pode imaginar, e que, em muitos casos, trata-se de “golpes da beleza” aplicados principalmente na internet, mas também no “mundo real”.

Especialistas chamam a atenção para o risco de o consumidor acreditar em tudo que ouve, vê ou lê. Os riscos são de frustração com o resultado ou até mesmo para a saúde.

A nutróloga Mariana Comério alerta para as composições de cápsulas e chás vendidas na internet que prometem “secar a barriga” e nem sequer são reguladas ou fiscalizadas. Algumas têm efeitos incompatíveis com as substâncias descritas no rótulo.

“Perda de sono, diurese elevada, irritabilidade, ansiedade e taquicardia são sinais de alerta para suspender o uso indiscriminado e buscar orientação profissional”, recomenda Mariana.

No caso de máscaras de colágenos para tratar rugas, a médica Julianne Wagmacker esclarece que “geralmente elas ajudam em questões mais básicas, como hidratação e limpeza, mas não apresentam efeito terapêutico robusto para melhora de rugas e flacidez já existentes”.

A tricologista Camila Zanoni desmistifica a ideia das progressivas que milagrosamente alisam e tratam os fios. Na realidade, o dano é maior do que o tratamento, podendo levar à queda de cabelo, queimadura no couro cabeludo, ressecamento dos fios e aumento da oleosidade.

A dentista Catarina Riva enfatiza que existe o risco de efeito colateral em todos os procedimentos.

Produtos que prometem clarear os dentes, por exemplo, podem desgastar a camada leitosa do dente e deixar um aspecto amarelado se for utilizado de modo errado e prolongado.

“Tem até lente de contato que as pessoas compram online, colocam por cima dos dentes, mas que fica horrível. Muitas vezes os procedimentos apresentam resultado aquém do esperado e ainda tem o risco de serem maléficos. As pessoas perdem dinheiro em vez de fazer algo com resultado comprovado”, afirma.


“É preciso cautela”

Cremes para combater melasma, queimar gorduras, curar varizes ou acabar com as celulites são promessas que enchem os olhos. Mas, infelizmente, não entregam o resultado prometido, alerta a dermatologista Isabella Redighieri Grando.

Promessas de resultados com pouquíssimos esforços geralmente não são confiáveis. Por isso, é preciso cautela. Isabella reforça que até equipamentos que melhoram o aspecto do corpo são complementares a hábitos saudáveis, como atividades físicas e alimentação equilibrada.


          Imagem ilustrativa da imagem Médicos alertam para golpes da beleza na internet
Dermatologista Isabella Redighieri Grando |  Foto: Divulgação

Charlatões colocam em risco a vida do consumidor

Além de ficar atento aos produtos vendidos mediante falsas promessas, o consumidor deve se atentar ainda aos charlatões que oferecem serviços sem ter a devida competência.

A dermatologista Christina Drummond menciona que “profissionais” não qualificados não têm a compreensão correta dos sinais e acabam retirando de forma inadequada manchas e pintas, considerando apenas a estética.

“Por exemplo, estão queimando sinais de câncer de pele, o que pode fazer o tumor aumentar. O correto é procurar um dermatologista para tratar qualquer tipo de sinal”, enfatiza.

A dermatologista Maria Oliete Perini Guerra alerta para desconfiar do que e de quem garante resultados milagrosos.

“É importante ouvir um profissional e confirmar sua qualificação. No caso de dermatologistas, o ideal é entrar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologista para confirmar o registro.”


Perigo em sites estrangeiros


          Imagem ilustrativa da imagem Médicos alertam para golpes da beleza na internet
O cirurgião vascular Andre Campana faz alerta sobre falsas promessas de cura das varizes |  Foto: Divulgação

O cirurgião vascular Andre Campana alerta para as falsas promessas de cura das varizes, como cremes ou lasers de baixo custo adquiridos em sites estrangeiros. Ele explica que o tratamento requer idas frequentes ao consultório para fazer a manutenção e evitar que as varizes se agravem.

“No caso dos cremes, eles não são ruins e contêm substâncias conhecidas que aliviam os sintomas, como sensação de peso e cansaço, mas não clareiam, não tiram nem previnem as varizes. O problema da propaganda é que fazem prometendo a cura”, afirma.

Já no caso do aparelho a laser vendido online, além de não entregar o resultado esperado, existe ainda o risco de efeitos colaterais, criando problemas além dos que já existem, como na visão ou na pele, alerta Andre.


          Imagem ilustrativa da imagem Médicos alertam para golpes da beleza na internet

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

AT em Família

AT em Família, por Redação jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
AT em Família

AT em Família,por Redação jornal A Tribuna

AT em Família

Redação jornal A Tribuna

AT em Família