Colegiado
Antes de assinar a decisão que determina que o Senado instale a CPI da Pandemia, o ministro Luís Roberto Barroso fez uma consulta informal a todos os colegas do STF.
Ele ouviu da maioria um endosso ao principal fundamento da decisão, o de que a jurisprudência do tribunal determina a instalação obrigatória de CPI quando preenchidos os requisitos, sem possibilidade de análise política por parte do presidente da Casa. Ou seja, obteve aval da maioria dos colegas para conceder a liminar.
Sozinho
Barroso vem defendendo que o STF tome decisões relevantes de modo colegiado. Ele escreveu no despacho que gostaria de ter levado o tema direto ao plenário ontem, mas que não foi possível por causa do julgamento sobre cultos e missas na pandemia.
Contexto
A CPI é um pedido da oposição para apurar eventuais omissões do governo federal na condução da crise de Covid-19. O ministro comunicou sobre a liminar com antecedência para o presidente do Senado. Rodrigo Pacheco (DEM-MG) chamou a decisão de equivocada.
Presença
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) convidou o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a participar de uma assembleia interna no próximo dia 15 de abril e dar conselhos sobre como enfrentar a pandemia.
Dê as mãos
No convite, o presidente da FNP, Jonas Donizette, diz que o Brasil se transformou no epicentro da Covid-19 e fala sobre o interesse dos municípios em comprar vacinas sem a participação do governo Bolsonaro.
Medalha
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados vai receber o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em audiência pública marcada para 11 de maio.
Histórico...
De acordo com Felipe Carreras (PSB-PE), presidente da comissão, dois temas deverão ser abordados: a imunização da equipe brasileira que irá para a Olimpíada de Tóquio e a promoção de atividade física como saúde preventiva.
... de atleta
A situação atual da pandemia no Brasil, diz o parlamentar, aumenta a necessidade de definição de um plano de vacinação para todos os atletas e comissões técnicas que irão ao Japão. “O Brasil é visto hoje com maus olhos, ninguém está querendo o Brasil”, disse ao Painel.
Escalação
O novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, definiu três nomes que vão integrar sua equipe. O delegado Luiz Flávio Zampronha vai comandar a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), setor mais sensível da corporação, responsável por cuidar de casos de corrupção, por exemplo.
Time
Os outros nomes confirmados são os de Oswaldo Gomide, na Diretoria de Gestão de Pessoal (DGP), e Marcelo Andrade como chefe de gabinete de Maiurino.
Explicações
Os deputados Bohn Gass (PT-RS) e Nilto Tatto (PT-SP) protocolaram pedido em que solicitam informações ao ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) sobre suas manifestações em defesa de madeireiros alvos da Polícia Federal.
Participante
O ministro esteve duas vezes no Pará nas últimas semanas, onde foi realizada a maior apreensão de madeira da história do País. Salles entrou em atrito com a polícia por causa do tema.
Buzina
Guilherme Boulos (Psol-SP) apresentou ação popular no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo que a gestão Bruno Covas (PSDB) seja obrigada a colocar em circulação 100% da frota de ônibus municipal.
Aperto
Ele afirma que a redução de frota tem feito com que as pessoas se aglomerem em horários de pico, ampliando a disseminação da Covid-19. Além disso, diz, pela lógica de remuneração das empresas, a diminuição da frota não tem resultado em redução de custos para a prefeitura.
Vassoura
Uma disputa judicial entre a Prefeitura de João Pessoa (PB) e três empresas de coleta de lixo tem deixado garis da cidade apreensivos. Eles dizem temer demissões em meio à pandemia devido ao rompimento dos contratos. O presidente do sindicato que os representa, Radamés Cândido, diz não haver razão para a rescisão.
Tiroteio
“Achei que no cardápio estaria o espírito solidário dos novos bilionários dispostos a uma mega doação de vacinas para o SUS”
Do Jaques Wagner (PT-BA), senador, sobre o jantar do presidente Jair Bolsonaro com empresários brasileiros na última quarta-feira.