X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

VÍDEO | Nasa lança foguete da missão lunar Artemis 1 nesta quarta

O imponente foguete lunar de última geração decolou da Flórida em seu voo de estreia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Nasa lança foguete da missão lunar Artemis 1 nesta quarta
|  Foto: Reprodução/Nasa

A NASA lançou na madrugada desta quarta-feira (16) a missão Artemis 1, primeiro voo do foguete SLS (do inglês, Space Launch System) com a cápsula Orion, destinada a levar humanos de volta à Lua.

O imponente foguete lunar de última geração decolou da Flórida em seu voo de estreia, uma viagem sem tripulação que inaugura o programa de exploração da agência espacial dos Estados Unidos 50 anos após a última missão lunar Apollo.

O foguete foi lançado em uma explosão de luzes pouco mais de 40 minutos após a abertura da janela de duas horas, às 3h47 (de Brasília). Veja o vídeo: 

O SLS, de 32 andares, decolou do Kennedy Space Center. Uma multidão de espectadores aplaudiu e gritou durante o lançamento.

A decolagem ocorreu na terceira tentativa de lançamento do foguete multibilionário, após dez semanas marcadas por vários contratempos técnicos, furacões e duas excursões levando a espaçonave de seu hangar para a plataforma de lançamento.

A Nasa abortou duas tentativas de lançamento, no fim de agosto e setembro. Omeada em homenagem à deusa grega da caça e irmã gêmea de Apolo, a missão Artemis pretende levar astronautas à superfície da lua em 2025.

Doze astronautas caminharam na lua durante seis missões Apollo, de 1969 a 1972, os únicos voos espaciais a colocar humanos na superfície lunar. Mas a Apollo, nascida da corrida espacial EUA-Soviética da era da Guerra Fria, era menos voltada para a ciência do que a Artemis.

A missão envolve levar a cápsula até uma órbita retrógrada distante ao redor da Lua, onde ficará por volta de uma semana, antes de retornar à Terra. A previsão é que o retorno aconteça no dia 11 de dezembro. (Com Reuters)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: