X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Robô realiza cirurgia sem ajuda humana

Redação Tribuna Online | 29/01/2022 11:18 h

Pela primeira vez um robô realizou uma cirurgia minimamente invasiva (laparoscópica) sem intervenção humana. O procedimento aconteceu nos Estados Unidos e foi anunciado pela Universidade Johns Hopkins. A informações são do Metrópoles.

O experimento foi divulgado na última quarta-feira (26) pela equipe responsável por projetar o Smart Tissue Autonomous Robot, também chamado de STAR.

Robô realiza cirurgia sem ajuda humana.
Robô realiza cirurgia sem ajuda humana. |  Foto: Divulgação/Universidade Johns Hopkins
 

A cirurgia foi feita no intestino de um porco para reconectar duas extremidades do órgão. De acordo com a instituição, o experimento foi bem sucedido e a máquina repetiu a mesma cirurgia em outros quatro animais, produzindo resultados significativamente melhores do que os de humanos realizando o mesmo procedimento.

“Essa cirurgia representa um passo significativo em direção à cirurgia totalmente automatizada em humanos […] Nossas descobertas mostram que podemos automatizar uma das tarefas mais delicadas da cirurgia: a reconexão de duas extremidades de um intestino”, declarou Axel Krieger, professor assistente de Engenharia Mecânica na Johns Hopkins.

A técnica, conhecida como anastomose do intestino delgado, e é indicada, por exemplo, para quando uma parte do intestino foi removida para tratar um tumor. Segundo os médicos, trata-se de um procedimento desafiador, que exige sutileza e precisão.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS