X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

Orkut: veja como recuperar fotos antigas da rede social

Vídeo que ensina a resgatar fotos da plataforma que foi desativada há 10 anos viralizou na internet


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Orkut: veja como recuperar fotos antigas da rede social
Orkut foi desativado em 2014 |  Foto: Arquivo AT

O Orkut foi uma das maiores redes sociais de sua época. Lançada em 2004 e desativado dez anos mais tarde, a plataforma conquistou milhões de usuários em países como Brasil e Índia.

Recentemente, um vídeo que ensina o internauta a resgatar as fotos de um perfil no Orkut ganhou as redes sociais. A ideia seria de que, para recuperar as mídias, bastaria lembrar o endereço e a senha do e-mail que foi cadastrado na plataforma. No momento do login, o usuário teria acesso a todas as suas fotografias por meio do Google Fotos.

No entanto, não é verdade que seria necessariamente possível resgatar as fotos do Orkut pelo Google Fotos ou Gmail. Logo após a derrocada da plataforma, foi emitido um comunicado com a informação de que o usuário poderia recuperar os dados da conta via Google Takeout.

À época, foi avisado que o backup funcionaria até setembro de 2016, data em que o acesso seria desativado para sempre. Para fazer o download, seria necessário usar o e-mail utilizado na rede social.

Assim, o mais provável é que, no vídeo que viralizou na internet, as imagens sendo recuperadas não sejam do Orkut, mas sim do Picasa, uma antiga rede de fotos do Google. Outra possibilidade seria a de que se trata do perfil de uma pessoa que fez o backup via Google Takeout e mostra apenas agora o download das imagens.

Para esse fim, bastaria entrar no Google Fotos com o e-mail usado no perfil do Orkut e as fotos ligadas à conta aparecerão no armazenamento.

Para verificar se as suas fotos ainda estão disponíveis, é só: lembrar-se do e-mail e senha utilizados para entrar no Orkut; fazer login no Google Fotos com essa mesma conta; e pronto: as fotografias devem estar disponíveis na página inicial do site.

É uma boa ideia também verificar os seus e-mails antigos, por meio dos quais o Google pode ter enviado links para fazer o backup ou notificações do tipo.

Existem alguns mecanismos online que podem ajudar o usuário a recuperar suas mídias publicadas no Orkut. Trata-se de sites como o Wayback Machine, que arquiva algumas páginas da internet há décadas.

O Orkut no Brasil

O tamanho do Orkut no Brasil não pode ser minimizado. Usuários brasileiros chegaram a representar 56% do total de visitantes da plataforma, com 43 milhões de pessoas usando a rede no país.

No entanto, o número de brasileiros na plataforma foi decaindo intensamente com o tempo. No final de 2013, eram apenas seis milhões as pessoas no país que utilizavam a plataforma em solo brasileiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: