Login

Atualize seus dados

Ciência e Tecnologia

O que se sabe sobre a pane mundial nas redes sociais?

04/10/2021 17:30:12 min. de leitura

As redes sociais sofreram um "apagão" no começo da tarde desta desta segunda-feira (4). WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger estão fora do ar desde 12h50 após instabilidades. As informações são do G1.

As plataformas, que pertencem ao Facebook, permanecem inativas há cinco horas. A empresa afirmou que está investigando o que causou a queda das redes, para solucionar a situação.

Imagem ilustrativa da imagem O que se sabe sobre a pane mundial nas redes sociais?
Mulher com celular: ligação para a polícia para pedir ajuda Foto: Freepik

Mas o que causou esse apagão nas redes sociais? O que se sabe até agora é que, logo após a queda, a mensagem "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN" apareceu nas telas de todos os usuários.

Por conta disso, uma das principais hipóteses é que a pane tenha sido causada por um erro de DNS, um sistema responsável por levar os internautas às páginas.

O DNS é praticamente uma "agência de contatos" ou um GPS que registra números de endereços de IP que são associados a domínios, fazendo um papel de guia na internet. Por meio desse sistema, os usuários conseguem acessar os endereços e abrir os portais.

Em caso de uma falha neste sistema, o acesso à página fica indisponível, uma vez que com o "GPS" desligado não é possível encontrar o caminho certo para as páginas.