Inteligência artificial elege nomes mais bonitos do mundo
Valentina é o campeão, segundo estudo feito em universidade da Inglaterra. Entre os nomes masculinos, o preferido é Daniel
Escute essa reportagem
Valentina Porto, de 23 anos, define seu nome como “forte e de personalidade”. A influencer digital disse que ficou surpresa ao vê-lo entre os mais bonitos do mundo.
É que um estudo utilizando Inteligência Artificial (IA) selecionou os 20 nomes de mulheres e homens mais bonitos do planeta. Realizado pela Universidade de Birmingham, os nomes foram selecionados por sua sonoridade atraente e beleza linguística.
Leia mais sobre Ciência e Tecnologia
“Gostei bastante de saber, pois sou da 'leva original' de Valentinas. Hoje tem muitas meninas de até 5 anos com este nome, que acho lindo, pois voltou à moda”, destaca.
Apesar de o levantamento ter sido feito na Inglaterra, alguns nomes populares no Brasil também estão na lista.
Segundo a pesquisa, além do fator subjetivo, a IA se concentra em quatro tópicos ao avaliar a beleza de um nome: fonética agradável (som suave e fácil de pronunciar), simplicidade (nomes curtos e simples), associações positivas (evocam imagens ou sentimentos bons) e originalidade (não são excessivamente comuns).
O especialista em Inteligência Artificial e professor do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), André Pacheco , explica como funciona a LLM na Inteligência Artificial.
“Uma LLM é um modelo de inteligência artificial que é capaz de gerar texto. Por isso que ele é um modelo de linguagem generativo”, esclarece.
“Atualmente já é possível, por exemplo, gerar imagem a partir de texto também, complementa.”
André Pacheco conta que, provavelmente, em alguma região do mundo, Hanna deve ser um nome escolhido para uma grande quantidade de pessoas.
“Por isso, deve ter sido descrito na internet. Então, quando eu digo que a IA usa dados da internet, esses dados podem vir, por exemplo, de blogs em que mães e pais procuram nomes para dar aos filhos”, afirma.
O professor do departamento de Informática da Ufes explica, ainda, que os blogs sugerem nomes e que esses modelos da IA vão aprendendo a partir disso.
“E vão guardar essas informações dentro da sua base de conhecimento. Quando demandados, soltam essas informações baseadas em um prompt informado por um ser humano. O resultado do modelo reflete o conteúdo com maior probabilidade de estar correto”, destaca André Pacheco.
Lista conta com 40 nomes
Femininos
1º- Valentina
2º- Olivia
3º- Isabella
4º- Camila
5º- Hanna
6º- Emilia
7º- Sophie
8º- Emma
9º- Sofía
10º- Hiedra
11º- Phoebe
12º- Violeta
13º- Sauce
14º- Ellie
15º- Catalina
16º- Adara
17º- Zoe
18º- Rosie
19º- Martina
20º- Ava
Masculinos
1º- Daniel
2º- Lucas
3º- Juan
4º- Mateo
5º- Nicolás
6º- Benjamín
7º- Jesse
8º- Charlie
9º- Louie
10º- William
11º- Freddie
12º- George
13º- Ali
14º- Riley
15º- Liam
16º- Noah
17º- Elijah
18º- James
19º- Adrián
20º- Alim
Fonte: Estudo da Universidade de Birmingham.
Hanna significa flor
“Sei que meu nome existe em diversos idiomas, como alemão, árabe e japonês. Eu amo meu nome. Quando eu era criança, ele não era muito comum entre as pessoas, então, normalmente tinha que corrigir ou soletrar. Atualmente, penso que tornou-se mais conhecido”, conta a especialista em comunicação Hanna Estevam, de 37 anos.
Sobre estar na lista da Inteligência Artificial, ela conta que ficou surpresa por não ser um nome comum e feliz em saber que ele está associado a elementos positivos. “Em japonês, o nome significa flor. É um dos nomes mais comuns na Alemanha”, afirma.
Liam unindo países
A empresária capixaba Mariana Gomes Lee, de 31 anos, é mãe do pequeno Liam Chen Zhen Lee, que completou 2 anos no último dia 12 de junho.
Ela conta que o nome significa unir e conectar. É bem comum na China, apesar de ser com N, aqui, foi registrado com M.
“Pesquisei nomes chineses, pois meu marido é filho de chineses. Queria um nome curto, simples, que soasse bem em vários lugares do mundo. É fácil de falar para os amiguinhos. Eles vão compreender bem”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários